Projeto Dentista na Comunidade beneficia moradores do Reginaldo com atendimentos

Primeira semana de atividades contou com palestras, escovação supervisionada, entrega de kits de higienização bucal e outras ações

Marília Ferreira/Ascom SMS 11/07/2022 às 12:41
Projeto Dentista na Comunidade beneficia moradores do Reginaldo com atendimentos
Projeto esteve no Reginaldo do dia 30 de junho ao dia 8 de julho.Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O projeto Dentista na Comunidade concluiu, na sexta-feira (8), os atendimentos na Escola Maria José Carrascosa, situada no Reginaldo, bairro do Poço. Essa foi a primeira localidade percorrida pelo projeto, que esteve presente no local desde o dia 30 de junho ofertando serviços odontológicos para comunidades em situação de vulnerabilidade. A ação é uma parceria das Secretarias de Saúde e de Assistência Social de Maceió.

Nesta primeira etapa, o Dentista na Comunidade levou diversas ações de educação em saúde para os moradores do Reginaldo. Foram 13 palestras sobre saúde bucal, escovação supervisionada em 150 pessoas (adultos e crianças), 50 aplicações tópicas de flúor nas crianças, entrega de 150 kits de higienização bucal e 5 encaminhamentos agendados para atendimento especializado em Unidades de Saúde. Ao todo, a primeira localidade onde esteve o projeto atendeu 145 pessoas, com uma média de dois procedimentos em cada uma.  

“Iniciamos o projeto Dentista na Comunidade no Reginaldo e vimos que foi um sucesso. Beneficiamos adultos, jovens e crianças que vivem em situação de vulnerabilidade nas comunidades, locais com difícil acesso, com serviços odontológicos gratuitos e de qualidade. Queremos alcançar outras regiões para cuidar das pessoas e levar toda assistência necessária em saúde bucal”, afirma a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes.

A dentista e técnica da Gerência de Saúde Bucal, Isis Amanda Lima, esteve na organização da ação e destacou a importância do projeto e as ações realizadas nesta primeira semana. 

“É importante estar mais perto das comunidades, atender às suas necessidades de saúde e levar os serviços para quem não tem acesso às unidades. Na primeira semana do projeto, além dos atendimentos clínicos, foram ofertadas ações de promoção e prevenção de saúde bucal, rastreamento de câncer de boca e encaminhamentos para as especialidades quando necessário. Os atendimentos aconteceram de acordo com o esperado, o que deixou a população muito satisfeita”, comenta.

Sobre o projeto

O Projeto Dentista na Comunidade é uma parceria das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Assistência Social (Semas). A ação conta com serviços de extração dentária, restauração, raspagem de tártaro, limpeza, aplicação de flúor, escovação, tratamento atraumático, exame para detectar câncer de boca, atividades educativas para a para população e encaminhamento para especialidades em Unidades de Saúde, caso necessário. 

Além dos serviços em saúde bucal ofertados pela SMS, a Semas realiza o cadastramento de moradores da capital no Cadastro Único (CadÚnico), para obter o Número de Identificação Social (NIS), e com ele conseguir se cadastrar em programas sociais do governo.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.