Projeto ‘Conversando com a Ouvidoria’ realiza atividades em unidade de saúde da Pitanguinha

Ação teve o objetivo de apresentar o funcionamento dos serviços da Ouvidoria do SUS para os usuários da unidade

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 19/04/2022 às 12:18
Projeto ‘Conversando com a Ouvidoria’ realiza atividades em unidade de saúde da Pitanguinha
Ouvidoria do SUS conversa com usuários em sala da espera. Foto: Ascom SMS

A Ouvidoria da SUS de Maceió retomou nesta terça-feira (19) o projeto “Conversando com a Ouvidoria”, que busca percorrer as Unidades de Saúde de Maceió para apresentar aos usuários os serviços oferecidos pelo órgão. A Unidade de Referência em Saúde (URS) da Pitanguinha foi a primeira a receber as profissionais, que conversaram com os usuários na sala de espera sobre o funcionamento e como acionar o serviço, caso seja necessário.

A ouvidora do Sus em Maceió, Josiene Moreira, destaca que o projeto estava em andamento em diversas unidades de saúde, mas que em virtude da pandemia teve que ser interrompido. “Hoje estamos fazendo essa retomada e conversando com os usuários sobre essa ferramenta tão importante, que é um canal de comunicação entre eles e a gestão. Várias pessoas aqui na unidade já utilizaram o serviço e se dizem satisfeitas. Outros, que não conheciam, já aproveitamos para apresentar”.

Ouvidora do Sus em Maceió, Josiene Moreira. Foto: Ascom SMS
Ouvidora do Sus em Maceió, Josiene Moreira. Foto: Ascom SMS

“O contato desta manhã foi muito proveitoso. Muitos usuários ficaram satisfeito por saberem que tem essa ferramenta à disposição deles, que serve não só para fazer reclamações ou denúncias, mas também para elogiar os serviços e profissionais de saúde. É essa semente que queremos plantar aqui hoje, que é importante falar sobre o que precisa ser melhorado, mas também elogiar, como forma de motivar esses profissionais a trabalhar cada vez melhor pelos usuários”, completa Josiene Moreira.

Durante a conversa com os usuários da URS Pitanguinha, as profissionais da Ouvidoria do SUS também realizaram uma pesquisa de satisfação sobre o serviço oferecido, investigando pontos como atenção e cuidado da equipe de atendimento, limpeza e conservação da unidade e tratamento médico.

Graziela Arruda, diretora da URS Pitanguinha, fala sobre a iniciativa. “É importante receber essa ação em nossa unidade para que a população saiba que o canal existe e das possibilidades que eles oferecem, como denúncias, sugestões, reclamações e elogios também. Então com uma Ouvidoria parceira, que nos informe sobre situações que ocorrem em nossa unidade, podemos prestar um serviço cada vez melhor”, afirma.

Diretora da URS Pitanguinha, Graziela Arruda. Foto: Ascom SMS
Diretora da URS Pitanguinha, Graziela Arruda. Foto: Ascom SMS

Satisfação dos usuários com o serviço

Usuária da URS Pitanguinha, Giuliana Tenório. Foto: Ascom SMS
Usuária da URS Pitanguinha, Giuliana Tenório. Foto: Ascom SMS

A usuária da URS Pitanguinha, Giuliana Tenório, estava aguardando atendimento médico no local e aprovou a iniciativa da Ouvidoria de conversar com os usuários e apresentar o serviço. “Já busquei o serviço da Ouvidoria e estou muito satisfeita com o resultado. Busquei uma Unidade de Pronto Atendimento para conseguir uma cópia do meu prontuário médico e foi negado, embora a legislação garanta isso. Então entrei em contato com a Ouvidoria do SUS e tive um retorno imediato e em meia hora pude ter acesso a esses documentos. É um serviço muito bom”, conta.

Sobre a Ouvidoria

Reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma das mais bem-sucedidas experiências da área de ouvidorias do país, a Ouvidoria do SUS em Maceió vem fazendo a diferença no Município, consolidando seu papel como um dos principais canais de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde.

A Ouvidora do SUS em Maceió tem a finalidade de mediar conflitos e determinadas situações que envolvam a busca por informações. Não compete à Ouvidoria o papel de fiscalizar prestadores de serviços, cabendo esta responsabilidade à Auditoria.

Saiba como acionar a Ouvidoria

A Ouvidoria do SUS em Maceió fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Dias Cabral, 569, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, onde pode ser feito o atendimento presencial.

Os cidadãos também podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5441, pelo e-mail [email protected] e pelo Sistema Informatizado Ouvidor SUS, que é ligado ao Ministério da Saúde. Por meio destes canais, os usuários podem encaminhar manifestações relacionadas aos serviços de saúde ofertados pela Prefeitura de Maceió.

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Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.