Projeto atende mais de 5 mil maceioenses em feiras e mercados

Foram beneficiados trabalhadores e transeuntes com serviços de saúde

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 04/01/2022 às 12:32
Projeto atende mais de 5 mil maceioenses em feiras e mercados
'Saúde Vai Até Você' disponibilizou diversos serviços. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) encerrou terça-feira (4) a primeira etapa do projeto itinerante "Saúde Vai Até Você", beneficiando trabalhadores, frequentadores e moradores do entorno do Mercado da Produção, no bairro da Levada. Planejado para levar atendimento às pessoas que circulam e trabalham em mercados e feiras livres da capital, o projeto também passou pelo Mercado do Artesanato, Centro Pesqueiro, Feirinha do Tabuleiro, Mercado do Jacintinho e Mercado do Benedito Bentes, com um total de 5.551 atendimentos, entre vacinação, testes rápidos e orientações educativas.

Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

O serviço conta com vacinação contra a Covid-19 (1ª, 2ª e dose de reforço), tétano, hepatite e gripe; orientações sobre Saúde Bucal e Saúde do Homem; testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites virais; aferição de pressão e glicemia; orientações com nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, além da distribuição de material educativo.

Segundo a enfermeira responsável pela vacinação no local, Dulcilene Omena, a procura pelas vacinas durante as ações do projeto tem sido muito satisfatória. “Estamos disponibilizando quatro tipos de vacina – Covid-19, gripe, tétano e hepatite – e as pessoas têm buscado se vacinar, tanto trabalhadores quanto frequentadores dos mercados. O que percebemos é o projeto facilitou o acesso dessas pessoas aos serviços de saúde, pois muitos não tinham tempo ou apresentavam outras dificuldades para se dirigir até um local de vacinação”, destacou.

Dulcilene Omena, enfermeira responsável pela vacinação no Mercado da Produção. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Dulcilene Omena, enfermeira responsável pela vacinação no Mercado da Produção. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Marinalva de Farias, de 67 anos, é moradora do entorno do Mercado da Produção e foi em busca de sua dose de reforço da vacina contra a Covid-19. “Foi uma maravilha ter esse ponto perto de casa, pois nem sempre eu tenho como pegar transporte coletivo para ir até outro local. Então, estou muito feliz por agora ter conseguido me vacinar e me proteger ainda mais”, comemora.

Já Aline de Brito é frequentadora do Mercado e conta que recebeu diversos atendimentos na manhã desta terça-feira. “Garanti minha 3ª dose da vacina contra a Covid-19 e me protegi contra a gripe. Também fiz teste rápido, glicemia e recebi orientações sobre saúde bucal e ganhei kits de higiene. É uma ação muito importante porque facilita o acesso a muitos serviços”, afirma.

Aline de Brito recebeu diversos atendimentos no local. Foto: Polyanna Monteiro - Ascom/SMS
Aline de Brito recebeu diversos atendimentos no local. Foto: Polyanna Monteiro - Ascom/SMS

Atendimentos realizados

Durante o projeto, a Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais de Maceió realizou 2.092 testes rápidos, sendo 431 para cada agravo, HIV, sífilis, hepatite B e C. Já a Gerência de Saúde Bucal, permitiu a entrega de 1.861 kits de higiene com escova e creme dental. Durante a ação, os profissionais também fizeram orientações sobre como realizar uma escovação correta. No ‘Saúde Vai Até Você’ também foram aplicadas 1.355 doses da vacina contra a Covid-19.

Já o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) realizou 100 atendimentos com aferição de glicemia, 50 orientações e encaminhamentos para psicólogos, 24 atendimentos com nutricionistas e 29 atendimentos com profissionais de assistência social. Também foram realizadas três salas de espera no local com informações sobre alimentação saudável, prevenção a síndromes gripais, direitos socioassistenciais e saúde mental no contexto da pandemia.

Kelly Luiz, técnica do Nasf. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Kelly Luiz, técnica do Nasf. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

“Todas as demandas identificadas nessa escuta inicial, principalmente aquelas relacionadas à saúde mental já são orientadas e encaminhadas para a rede de atenção do município”, destaca Kelly Luz, técnica do Nasf.

Os profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também realizaram uma abordagem junto aos comerciantes para tratar de manuseio adequado de alimentos, postura laboral para evitar lesões por esforço repetitivo (LER/DORT) e orientações sobre como os profissionais podem procurar o serviço em caso adoecimento em virtude do trabalho.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.