Programa Saúde na Escola apresenta resultados e fortalece parcerias
PSE cobre de 65,6% de escolas da capital e do estado e leva ações de educação em saúde para estudantes

Na manhã desta quinta-feira (27), a Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde (CTPES) realizou, no auditório da SMS (Centro), uma reunião de alinhamento e planejamento com representantes da educação municipal. O intuito do encontro foi demonstrar a importância da intersetorialidade e resultados do Programa Saúde na Escola (PSE), que vem proporcionando 65,6% de cobertura nos colégios da capital e do estado.
De acordo com a área técnica de Promoção e Educação em Saúde, 179 escolas estão cobertas pelos serviços e ações educativas em parceria com 61 Unidades de Saúde.
“É indispensável essa intersetorialidade para proporcionarmos mais ganhos positivos no que diz respeito à prestação de serviços em saúde e educação. Ainda há 61 escolas sem cobertura do PSE e nossa meta é conseguir a pactuação com esses colégios visando assistir o máximo que pudermos de estudantes com nossas ações. Representantes da Assistência Social também são importantes nesse processo de educar e cuidar da saúde dessas crianças e adolescentes nas escolas”, explica Adriana Paula Xavier Araújo, técnica da CTPES e coordenadora do PSE.
Representantes que atuam na Atenção Primária da SMS e também da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que contribuem nos serviços prestados no PSE, estiveram no encontro com o intuito de fortalecer o trabalho colaborativo e mobilizar suas áreas de atuação, de modo a ampliar a adesão do programa das 61 escolas que não possuem cobertura.
Sobre o Programa de Saúde na Escola (PSE)
O Programa Saúde na Escola é uma estratégia intersetorial criada, em 2007, no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, que visa a integração entre ambos os setores, contribuindo para a formação integral do estudante. O PSE propicia o desenvolvimento de estudantes por meio de promoção em saúde e prevenção de doenças e agravos à saúde.
As ações do programa devem ser inseridas no projeto político-pedagógico e no planejamento de equipes de Atenção Primária, com o objetivo de melhorar a saúde dos estudantes, pais e profissionais, e reduzir a evasão escolar por problemas de saúde.
Áreas de atuação do PSE
1)Saúde ambiental, enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti;
2) Promoção de atividade física;
3) Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
4) Promoção de cultura de paz e direitos humanos;
5) Prevenção das violências e dos acidentes;
6) Prevenção de doenças negligenciadas;
7) Verificação de situação vacinal;
8) Direito sexual e reprodutivo;
9) Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas;
10) Saúde bucal;
11) Saúde auditiva,
12) Saúde ocular;
13) Prevenção à Covid-19;
14) Saúde mental.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.