Programa Saúde do Homem leva ações do Novembro Azul a canteiro de obras

Redação 24/11/2021 às 10:20
Programa Saúde do Homem leva ações do Novembro Azul a canteiro de obras

Atividade contou com palestras educativas, atualização de caderneta de vacinação e testes rápidos para detecção de doenças

As ações de conscientização do combate ao câncer de próstata da campanha Novembro Azul continuam em Maceió. Na quarta-feira (24), a equipe do programa Saúde do Homem levou a ação de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde e o combate ao câncer de próstata para obra da construção civil no bairro de Ponta Verde.

Os trabalhadores da obra participaram de atividades educativas sobre o câncer de próstata, câncer de pênis, câncer bucal e infecções sexualmente transmissíveis; atualização de caderneta de vacinação com ofertas das vacinas tríplice viral, dupla bacteriana, hepatite e influenza; ofertas de teste rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis e sorteio de brindes.

Programa Saúde do Homem levou ação da campanha Novembro Azul para canteiro de obras. Foto: Ascom SMS

De acordo com Camila Calaça, responsável técnica pelo programa de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, essas ações têm o principal objetivo de alertar os homens sobre a importância do combate e tratamento precoce do câncer de próstata.

“Estamos realizando em toda a Maceió ações educativas de conscientização para o combate e tratamento precoce do câncer de próstata. Nós orientamos os homens a procurar unidades de saúde o ano inteiro para que eles não esperem apenas o mês da campanha para ir em busca de melhorias para a saúde”, destaca.

O preconceito é uma das principais causas para homens não procurarem unidades de saúde em busca de atendimento. “A maioria dos homens ainda tem esse preconceito em ir ao urologista em busca de melhorias em sua saúde, principalmente por causa do exame de toque retal. Percebemos que depois da nossa ação, muitos deles perdem esse preconceito e já estão marcando suas idas ao urologista”, explica Camila.

A equipe do programa Saúde do Homem prestou esclarecimentos sobre as dúvidas que eles expressaram. “Essa ação foi muito importante, a equipe esclareceu nossas dúvidas sobre câncer de próstata, do pênis e bucal, além de esclarecer nossas dúvidas a respeito das doenças sexualmente transmissíveis”, afirma Gilvan Lira, almoxarife da obra.

Amanda Ferreira (estagiária) / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.