Programa Saúde da Gente intensifica prevenção de ISTs para mulheres do Vale do Reginaldo

Foram mais de 50 testes rápidos realizados, além de atendimentos, orientações e encaminhamentos clínicos para o público feminino

Nesttor Netto (estagiário) / Ascom SMS 10/08/2022 às 14:02
Programa Saúde da Gente intensifica prevenção de ISTs para mulheres do Vale do Reginaldo
Profissionais de saúde fizeram palestras sobre prevenção de ISTs. Foto: Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais

Em mais uma ação do programa Saúde da Gente, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) promoveu nesta quarta-feira (10), uma força tarefa no Vale do Reginaldo (Poço) para atender o público feminino do local. 

Durante a ação, foram abordados assuntos como a importância do uso de preservativos, dos testes rápidos para o diagnóstico precoce e informações sobre tratamentos e encaminhamentos para Unidades de Saúde que tratam casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

A psicóloga do programa de combate às ISTs, Aids e Hepatites Virais da SMS, Sandra Gomes, realizou uma palestra com a comunidade sobre prevenção, combate e tratamento destas doenças. Além disso, também foram disponibilizados 50 testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C e distribuídos 100 preservativos masculinos e femininos. 

A população contou com testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites.  Foto: Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais
A população contou com testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites. Foto: Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais

“Nosso objetivo é aproximar e viabilizar o acesso à saúde pública de qualidade para os maceioenses. Então com essa ação de hoje buscamos levar informação e prevenção para as mulheres que estão sendo atendidas pelo Saúde da Gente. Nosso trabalho ocorre em parceria com profissionais do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Maceió”, destaca Gessyca Melo, gerente do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais. 

Além das ações de prevenção às ISTs, o Saúde da Gente Mulher também leva para as moradoras  do Vale do Reginaldo consultas ginecológicas, encaminhamentos para especialidades, exames de citologia, mamografia, ultrassom e exames laboratoriais. A comunidade também conta com orientações sobre pré-natal, aleitamento materno e saúde da mulher de forma ampla.  

Saúde da Gente 

O Saúde da Gente teve início em Maceió nessa segunda-feira (8), reunindo 120 frentes de trabalho, cinco áreas de atuação (Saúde da Criança, Saúde Animal, Saúde Mental, Saúde da Mulher e Saúde nas Grotas), que prioriza a Atenção Básica e a Média Complexidade. 

Com o intuito de aproximar e facilitar o acesso à saúde pública  aos maceioenses, o programa terá atuação de 7 meses com atendimentos em sete dias da semana, 12 horas por dia, em 30 semanas. Para ter acesso aos serviços de saúde itinerante, a população basta apresentar documento com número do CPF e cartão do SUS nos pontos de atendimento.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.