Programa Saúde da Gente chega ao Benedito Bentes e garante assistência às mulheres da região

Até domingo (28), público feminino vai contar com consultas clínicas, ginecológicas, pré-natal, teste rápido, exames laboratoriais e outros serviços

Marília Ferreira/Ascom SMS 24/08/2022 às 12:47
Programa Saúde da Gente chega ao Benedito Bentes e garante assistência às mulheres da região
Programa leva assistência às comunidades em vulnerabilidade social. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O Saúde da Gente continua beneficiando a população e levando assistência para comunidades da capital alagoana em situação de vulnerabilidade social. Desde segunda-feira (22), o programa chegou ao bairro do Benedito Bentes - na praça Padre Cícero - para ofertar serviços de saúde e assistência social às mulheres da região. A iniciativa da Prefeitura de Maceió já demonstra ser um sucesso. Com duas semanas de funcionamento, o programa já realizou, até esta terça-feira (23), 13.303 atendimentos à população.

A frente de Atenção à Saúde da Mulher conta com atendimentos como exame de citologia, consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, encaminhamentos para especialidades, mamografia, ultrassom, exames laboratoriais, orientações sobre pré-natal, planejamento familiar, aleitamento materno e saúde da mulher de forma ampla.

A cozinheira e moradora do Benedito Bentes, Rosa Ferreira, aguardava ansiosa para realizar a consulta médica e fazer o Cadastro Único. Ela aprova o serviço e destaca a importância do programa.

"Para mim foi algo muito importante. Esse atendimento, aqui no nosso bairro, chegou na hora certa para beneficiar as pessoas mais humildes e que não podem estar indo a um lugar mais distante para receber atendimento médico", destaca.

Rosa Ferreira, moradora do Benedito Bentes, disse que o programa chegou no momento certo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Rosa Ferreira, moradora do Benedito Bentes, disse que o programa chegou no momento certo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Maria Cícera da Silva também foi garantir atendimento com o clínico geral. Cadeirante há dois anos em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ela comenta que ter esse atendimento perto de casa facilitou o acesso aos serviços de saúde.

"Foi uma iniciativa muito boa, principalmente, para pessoas que não têm condições de ir a lugar mais distante, como eu que sou cadeirante. Aqui o atendimento é rápido, sem burocracia. Fico feliz em poder ter essa assistência próximo da minha casa", afirma.

Maria Cícera da Silva destacou a importância de ter acesso aos serviços de saúde perto de sua casa. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Maria Cícera da Silva destacou a importância de ter acesso aos serviços de saúde perto de sua casa. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Confira o cronograma de serviços

Teste rápido - terça (14h às 17h), quarta, quinta e sexta-feira (9h às 12h)

Ginecologista - segunda a domingo (9h às 19h)

Clínico geral - segunda a sexta (9h às 19h)

Ultrassonografia - quinta (12h30) e sábado (9h)

Citologia - segunda a domingo (8h às 20h)

Exames laboratoriais - sexta (8h às 11h)

Cadastro Único - terça a sexta (9h às 16h)

Saúde da Gente

Além do bairro do Benedito Bentes, nesta semana (22 a 28 de agosto) também estão sendo beneficiados com o programa o Vergel do Lago (Saúde da Criança); Conjunto José Tenório, Chã da Jaqueira e Eustáquio Gomes (Saúde Animal); e em grotas da cidade - Grota do Quinzinho, Grota do Neno, Grota das Piabas, Grota da Coréia, Grota do Pacífico, Grota São Benedito, Grota do Canaã e Grota Ouro Preto (Saúde nas Grotas).

Acesso

Para ter acesso aos serviços, os maceioenses só precisam apresentar cartão do SUS e documento de identificação com foto.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.