Programa Saúde da Gente beneficia mulheres do Jacintinho

Durante toda a semana, usuárias contarão com serviços como exames laboratoriais, de citologia e ultrassom; inserção de DIU, consultas com medico generalista e ginecologista

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 08/09/2022 às 13:15
Programa Saúde da Gente beneficia mulheres do Jacintinho
Saúde da Gente continua com atendimentos até domingo (11). Foto: Victor Vercant/ Ascom SMS

O Saúde da Gente continua beneficiando a população e levando assistência para todos os bairros de Maceió. Desde a última segunda-feira (5), o programa vem oferecendo assistência voltada à Saúde da Mulher no Terminal do Conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho. A iniciativa, que começou em agosto deste ano, já é sucesso. Dados da Secretaria Municipal de Saúde registram um total de 26.534 atendimentos à população até esta quinta-feira (8).

O atendimento às mulheres desta semana conta com serviços como realização de citologia, inserção de DIU, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, consultas com médico generalista e ginecologista, orientações sobre planejamento reprodutivo e familiar, pré-natal da mulher e do parceiro, ultrassom, exames laboratoriais e mamografia.

A moradora Maria da Silva, 68 anos, recebeu atendimento nesta quinta-feira (8). Ela disse que costuma ter muita dificuldade em procurar assistência médica por problemas de saúde, mas quando soube que a Prefeitura de Maceió estava com serviços próximo de sua casa, decidiu comparecer ao local.

“Tenho muitas dores no joelho e isso me impede de ir a locais mais distantes para cuidar da minha saúde, pois encontro muita dificuldade para subir no ônibus ou andar por muito tempo. Quando minha vizinha falou sobre esse atendimento fiz questão de ser uma das primeiras a me consultar. Moro sozinha e, por isso, não tenho ninguém que me ajude. Esse cuidado que estamos recebendo aqui, para mim, vale muito”, comemora a idosa.

Moradora Maria da Silva, 68 anos, recebeu atendimento nesta quinta (8). Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Moradora Maria da Silva, 68 anos, recebeu atendimento nesta quinta (8). Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Gleice da Silva também é moradora do Peixoto. Em seu segundo dia de atendimento, a usuária revela estar muito satisfeita e agradecida pela oportunidade.

“Fiquei sabendo do programa pelas redes sociais da Prefeitura. Ontem, me consultei com clínico geral e ginecologista e hoje vim para fazer minha citologia. Essa iniciativa foi ótima, pois facilita muito o acesso aos serviços de saúde. Queremos, inclusive, que ela permaneça aqui no bairro para atender a todos dessa área ”, pontua.

Gleice da Silva também recebeu os cuidados ofertados no Saúde da Gente. Foto: Victor Vercant/ Ascom SMS
Gleice da Silva também recebeu os cuidados ofertados no Saúde da Gente. Foto: Victor Vercant/ Ascom SMS

 Saúde da Gente

Além do Conjunto José da Silva Peixoto, também estão sendo beneficiados com o Saúde da Gente, até domingo (11), moradores do Fernão Velho (Saúde Animal); Conjunto Denisson Menezes (Saúde Infantil) e de diversas comunidades da cidade - Comunidade Santo Amaro (Ouro Preto); Comunidade Pau D'Arco (Jacintinho); Comunidade Antares (Antares); Comunidade Esperança (Benedito Bentes); Comunidade Bom Destino (Barro Duro); Comunidade Samambaia (Serraria); Comunidade Moenda (Feitosa); Comunidade Santa Rosa de Lima (Feitosa) e Comunidade Divaldo Franco (José da Silva Peixoto).

Os serviços da frente de Saúde Mental continuam ocorrendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes, de forma domiciliar ou mesmo encaminhados para as Unidades de Saúde quando necessário.

Acesso aos serviços

Os atendimentos do Saúde da Gente funcionam de domingo a domingo, das 8h às 20h e permanecem em cada localidade por um período de sete dias. Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.