Programa Maceió Unida Contra a Dengue vai ao Mercado da Produção

Mercados públicos, borracharias, praças, ferros-velhos estão sendo locais de fiscalização do mutirão de combate à dengue; ações seguem até sexta-feira (6)

Marília Ferreira/Ascom SMS 04/05/2022 às 14:28
Programa Maceió Unida Contra a Dengue vai ao Mercado da Produção
Boletim Arboviroses registrou aumento de 122% dos casos da doença. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

As ações do programa Maceió Unidade Contra a Dengue continuam mobilizando a capital alagoana. Na manhã desta quarta-feira (4), agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram no Mercado da Produção (Levada) com o objetivo de intensificar as atividades de combate à proliferação do Aedes aegypti. As ações da nova etapa do programa foram iniciadas na segunda (2) e seguem até a próxima sexta-feira (6).

O coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Erivaldo Raimundo, diz que mercados públicos são locais propícios à manifestação de focos do mosquito.

“Hoje iniciamos a ação nos mercados públicos da capital, que são locais de grande disseminação do mosquito. Estamos visitando os pontos comerciais para observar se as medidas de prevenção contra o Aedes aegypti estão sendo cumpridas. Durante as visitas, encontramos larvas em alguns ambientes. Por isso, estamos alertando e orientando os comerciantes sobre a necessidade de combater a proliferação do mosquito”, explica.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico Arboviroses, houve um aumento de 122% dos casos notificados da doença, em comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, a Prefeitura de Maceió está sensibilizando a população, durante toda a semana, para combater os criadouros do mosquito da dengue.

“Infelizmente, houve um relaxamento da população. A dengue nunca parou de existir. Os casos continuam acontecendo. Por isso, reforçamos para que se resgate o hábito de fazer a auto inspeção em sua residência, fazer a limpeza de calhas, evitar depósitos em quintais, colocar na terra as plantas que ficam na água. Em Maceió, estamos encontrando muitos focos em bromélias. Esse tipo de planta é um depósito natural, por isso, é importante ficar em alerta para que não seja um local para a proliferação de larvas do mosquito”, orienta o coordenador Erivaldo Raimundo.

Coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti, Erivaldo Raimundo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti, Erivaldo Raimundo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Para o titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Ranilson Campos, a ação conjunta ajuda a identificar os focos dos mosquitos transmissores da dengue nos mercados públicos e, com isso, diminuir os casos da doença em Maceió.

"Já estamos reforçando as fiscalizações e higienização dos locais para combater a proliferação de criadouros do inseto. Os mutirões de limpeza que realizamos nestes equipamentos se tornam ainda mais necessários neste momento para que permissionários e os consumidores possam transitar nos mercados e feiras com tranquilidade", afirma Ranilson.

As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, da Vigilância Sanitária e da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis e contam com o suporte integrado das secretarias municipais de Educação (Semed), Comunicação (Secom), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Segurança Comunitária e Controle Social (Semscs), Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Desenvolvimento Territorial (Sedet), Gestão (Semge) e Coordenação de Defesa Civil.

Atividades

Durante o mutirão Maceió Unida Contra Dengue, haverá fiscalização nos mercados públicos, construções, terrenos baldios, ferros-velhos, borracharias, coleta e remoção de entulhos e materiais descartados em locais de altos índices de infestação.

Na quinta-feira (5) e na sexta-feira (6) haverá recolhimento de pneus em pontos estratégicos e fiscalização em mercados públicos.

Veja abaixo os quatro pontos fixos para recolhimento de pneus

Praça da Faculdade – Prado

Praça Padre Cícero – Benedito Bentes

Praça do Osman Loureiro

Praça da entrada do Conjunto Santa Maria, no Eustáquio Gomes

Mercados e feiras públicas que serão inspecionados

Mercado do Jacintinho 

Feirinha do Tabuleiro 

Feiras do Benedito Bentes 

Além disso, serão feitas capinação, roçagem, limpeza de terrenos baldios, praças e áreas públicas, limpeza de bueiros e bocas de lobo, desobstrução de canais, além de ações educativas em Unidades de Saúde e nos espaços administrativos dos órgãos municipais.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.