Profissionais, usuários e familiares celebram 24 anos do Caps Sadi Carvalho

Unidade acolhe pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental

Marília Ferreira/Ascom SMS 26/07/2022 às 13:05
Profissionais, usuários e familiares celebram 24 anos do Caps Sadi Carvalho
Foto: Victor Vercant/SMS

A manhã desta terça-feira (26) foi repleta de comemoração no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, localizado na Chã de Bebedouro. Com muita música, dança e alegria, profissionais de saúde, usuários e familiares celebraram os 24 anos de existência da unidade que garante assistência e atendimento às pessoas com algum sofrimento psíquico ou transtorno mental.

A festividade foi iniciada com a leitura do poema “Eu aprendi” de Jackson Brown Junior, feita pela gerente do Caps, Karla Rocha, que também deu as boas-vindas a todos os presentes no evento. Em seguida, os profissionais do Caps homenagearam a assistente social Kátia Maria Ribeiro, que em 2021 ficou 90 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em decorrência de complicações da Covid-19. 

“Hoje é dia de comemorar mais um ano de existência do Caps Sadi Feitosa. São 24 anos de luta, resistência, reinserção social, retomada de vida, retomada de laços familiares e de defesa por um serviço de qualidade. Que venham mais 24 anos do nosso Caps”, destaca a gerente do Caps, Karla Rocha.

Karla Rocha, gerente do Caps Sadi Carvalho. Foto: Victor Vercant/SMS
Karla Rocha, gerente do Caps Sadi Carvalho. Foto: Victor Vercant/SMS

Durante a homenagem, Kátia Maria Ribeiro ressaltou a importância do apoio de familiares, amigos e dos próprios servidores do Caps no momento em que estava internada com Covid-19 e ao passar pelo luto de seu esposo. 

“Não foi um período fácil. Estive internada por três meses devido à Covid-19. E, alguns meses após o meu retorno para casa, meu esposo faleceu. Com tudo isso, muitas vezes, eu pensei em desistir, mas veio uma força em mim que me fez continuar a viver. Deus me deu essa força, além dos meus familiares, amigos e meu trabalho, onde encontrei uma segunda família. Meu sentimento é de gratidão a Deus por todas as pessoas que torceram pela minha vida e me deram total apoio quando mais precisei”, relata a assistente social.

A usuária do Caps, Sandra Lins, de 39 anos, ressaltou que o Caps proporciona diversos serviços para promover o cuidado com a saúde mental dos usuários. “Esse lugar é muito importante para mim, não só para mim mas para todos que são atendidos pelo Caps. Os profissionais cuidam muito bem da gente. Aqui tenho acesso ao medicamento que necessito e também participo de várias atividades como pintura, bingo e outras oficinas que os profissionais fazem conosco”, comenta. 

Usuária do Caps Sadi, Sandra Lins. Foto: Victor Vercant/SMS
Usuária do Caps Sadi, Sandra Lins. Foto: Victor Vercant/SMS

Sobre o Caps

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os Centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outras especialidades.

Situado na Chã de Bebedouro, o Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho contempla o 4º e o 7º Distrito Sanitário da capital. Atualmente, o Caps atende, em média, 700 usuários. Buscando promover saúde mental, bem-estar e qualidade de vida, o Caps Sadi Carvalho realiza diversas atividades para os usuários da unidade, são elas: aula de zumba, oficina de artes plásticas e fotografia, oficina de alimentação saudável e projetos como “Movimente-se”, “Debatendo sobre a Vida” e “As Fridas do Sadi”. 

Além do Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, a Rede de Atenção Psicossocial do Município conta com mais quatro destas unidades: Caps Rostand Silvestre (Jatiúca), Caps Noraci Pedrosa (Jacintinho), Caps Infantojuvenil Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) e o Caps AD (Álcool e outras drogas) Dr. Everaldo Moreira (Farol). O trabalho desenvolvido nessas unidades têm contribuído para modificar a vida de diversas pessoas que necessitam de assistência em saúde mental.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.