Profissionais do Saúde da Gente participam de oficina sobre programa de controle do tabagismo
Iniciativa da Secretaria de Saúde de Maceió visa ampliar ações educativas nos territórios e fortalecer a prevenção

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta quarta-feira (13), no 2º Centro de Saúde, localizado no bairro do Poço, uma oficina com os técnicos do programa Saúde da Gente. O objetivo foi apresentar o Programa de Controle do Tabagismo aos profissionais e planejar ações de educação em saúde a serem desenvolvidas nos territórios.
A iniciativa, organizada pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde e operacionalizada pelo Programa de Controle do Tabagismo, foi conduzida pela responsável técnica e assistente social Laís Porangaba. Ela destacou a importância da parceria, que também foi realizada com as equipes e-Multi, que atuam nas Unidades de Saúde de Maceió.
“Essa foi a primeira articulação com os profissionais do programa Saúde da Gente. E foi muito importante para que eles conscientizem a população sobre os malefícios do tabaco também realizem ações de promoção à saúde. O programa não tem pernas suficientes para estar sempre dentro das comunidades, levando informações e realizando essa parte educativa, então contamos com esse apoio. Como eles já atuam diariamente nos territórios, podem orientar a população sobre os danos causados pelo tabaco e informar que o tratamento existe, indicando onde buscar atendimento”, explicou.
Durante a oficina, foi apresentado o conceito de tabagismo, como doença crônica causada pela dependência da nicotina, substância presente em todos os derivados do tabaco e que provoca alterações no sistema nervoso central, afetando o estado emocional e o comportamento do fumante.
O encontro também tratou do tabagismo como um grave problema de saúde pública, apontando os impactos não apenas nos fumantes ativos, mas também nos passivos. Foram discutidos os prejuízos à saúde e informados os fluxos de atendimento para tratamento.
Com a realização da oficina, a SMS reforça o compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de doenças, atuando de forma integrada com as equipes que estão em contato direto com a população.
Ao capacitar e articular os profissionais do Saúde da Gente para multiplicar informações e orientar sobre o acesso ao tratamento, o Programa de Controle do Tabagismo amplia seu alcance, garantindo que mais pessoas conheçam os riscos do uso do tabaco e saibam que é possível buscar ajuda de forma gratuita e humanizada.
A estratégia fortalece o cuidado nos territórios e contribui para a construção de uma Maceió mais saudável, com cidadãos informados e apoiados no processo de cessação do tabagismo.
O tratamento para cessação do tabagismo é gratuito e está disponível na Rede SUS em 10 unidades de saúde em Maceió:
2º Centro de Saúde
📍 Praça da Maravilha – Poço
📞 (82) 99980-1520
UDA UMJ
📍 UDA Divaldo Suruagy -Barro Duro
📞 (82) 3311-5631
URS João Paulo II
📍 R. Manoel Viana de Oliveira, S/N – Jacintinho
📞 (82) 3312-5534
USF Guaxuma
📍 Conj. Elias Pontes Bonfim, S/N – Guaxuma
📞 (82) 3312-5569
URS Roland Simon
📍 R. Cabo Reis, S/N – Vergel do Lago
Dídimo Otto
📍 Conj. Benedito Bentes II, 01 – Santa Lúcia
📞 (82) 99102-8827
Clínica da Família – José Aprígio Vilela
📍 Conj. José Aprígio Vilela, R. Gonilda da Silva Porto – Benedito Bentes
📞 (82) 98833-4113
Hospital Universitário
📍 Av. Lourival Melo Mota – Tabuleiro do Martins
📞 (82) 3202-3766
Cesmac – Centro de Pesquisa Dr. Marco Mota
📍 Rua Cônego Machado – Farol
📞 (82) 99181-2466
Clínica da Família – Dr. João Fireman
📍 Rua Feição, S/N – Jacintinho
📞 (82) 99661-3254
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.