Profissionais do PET-Saúde Equidade participam de atividade de acolhimento

Iniciativa visa alinhar questões administrativas e a atuação dos participantes

Wilson Smith/ Ascom SMS 20/05/2024 às 14:04
Profissionais do PET-Saúde Equidade participam de atividade de acolhimento
PET-Saúde é voltado para o fortalecimento do ensino, pesquisa, extensão e participação social. Foto: Ascom SMS

Profissionais de saúde selecionados como preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Equidade, que atuarão no Centro Universitário de Maceió (Cesmac), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) foram acolhidos pela Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Em pauta, o alinhamento de questões administrativas e a atuação desses profissionais nos projetos que serão desenvolvidos entre a Instituição de Ensino Superior e a Saúde do município de Maceió. 

“A SMS, por meio do secretário Luiz Romero Farias, formalizou um termo de cooperação com quatro instituições de ensino superior. Essas instituições contribuirão, nos próximos dois anos, com ações formativas e educativas focadas em questões de gênero, raça, etnia e suas interseccionalidades, por meio do PET-Saúde Equidade”, relatou Tereza Carvalho, técnica da SMS e também uma das coordenadoras do projeto. 

São parceiros da SMS nesta 11ª edição do PET-Saúde: UNEAL e Uncisal, sob a coordenação da técnica Camila Alves; Cesmac, sob a coordenação de Jéssica Oliveira; e Ufal, sob a coordenação de Teresa Carvalho. Todos os projetos aprovados pelo Ministério da Saúde foram previamente alinhados com a equipe de planejamento da SMS. Os projetos foram iniciados na SMS, no dia 2 de maio, e terão duração de dois anos.

O PET-Saúde Equidade contempla três projetos, de quatro Instituições de Ensino Superior. Ao todo, são 30 professoras-bolsistas e quatro voluntárias; 30 preceptores-bolsistas e 15 voluntários; e 120 estudantes das áreas de saúde, ciências sociais e humanas.

Essas ações visam ampliar o conhecimento e consolidar o programa de equidade para trabalhadores e futuros trabalhadores do SUS, conforme previsto na portaria GM/MS Nº 230, de 7 de março de 2023. 

Sobre o PET-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) integra a agenda dos recursos humanos em saúde do Brasil há 15 anos. Este programa visa, entre seus objetivos, contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para formação e desenvolvimento de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O PET-Saúde, conduzido pelo Ministério da Saúde, tem como premissa a qualificação da integração do ensino com a realidade dos serviços de saúde, aprimorando, na prática, as competências dos profissionais da saúde, dos docentes das universidades, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.