Profissionais do PAM Salgadinho recebem primeira vacinação contra Covid-19 de Maceió

Redação 20/01/2021 às 11:45
Profissionais do PAM Salgadinho recebem primeira vacinação contra Covid-19 de Maceió

Unidade de média complexidade é a maior da América Latina e recebe pessoas de todo o estado

“Eu tive perdas muito grandes, mas, a partir deste momento, tenho esperança de que todos possam ser imunizados e possamos ter tranquilidade na nossa luta diária contra a epidemia”. Foi assim que o assistente administrativo Marcos Luiz Correia definiu o momento em que recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na manhã desta quarta-feira (20), no PAM Salgadinho.

Servidor do PAM Salgadinho recebe a primeira dose da CoronaVac aplicada pela Prefeitura de Maceió (Foto: Edvan Ferreira)

“Eu gostaria de agradecer a todos pela oportunidade. Só quem teve perdas tão próximas ou quem convive diariamente com essa doença pode perceber a extensão da dor que ela pode causar nas pessoas queridas, nos amigos, nos colegas”, completou o servidor, bastante emocionado. Marcos Luiz perdeu dois irmãos para a doença.

Após receber as 12.465 doses, no fim da tarde dessa terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) já começou a imunização dos profissionais de saúde e de idosos das Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Os primeiros imunizados foram os servidores do PAM Salgadinho, que é a maior unidade de média complexidade da América Latina e referência para diversos exames relacionados à Covid-19.

Além de Marcos, foram vacinados o servidor José Maria da Silva, que é assistente administrativo e é servidor há 39 anos; o infectologista Reneé Oliveira; e a técnica de Enfermagem do Bloco I, Pollyanna Santos.

Nesta etapa, serão vacinados ainda os profissionais das UPAs, Unidades de Referência em Síndrome Gripal e alas dos hospitais especiais para tratamento do coronavírus.

Na cerimônia, o prefeito JHC destacou os esforços conjuntos da Prefeitura de Maceió para viabilizar este momento.

“Nossa prioridade é proteger vidas. Temos uma equipe altamente capacitada, conhecedora do SUS, e empenhada em contribuir com a nossa cidade. Preparamos tudo para receber os imunizantes e, hoje, Maceió dispõe de grande central de logística, útil e eficiente que já coloquei, inclusive, à disposição do Estado. Afinal, Maceió é a capital de todos os alagoanos”, ressaltou o prefeito.

Prefeito JHC abriu a solenidade que marcou o início da imunização contra a Covid-19 em Maceió (Foto: Edvan Ferreira)

Para o secretário municipal de saúde, Pedro Madeiro, esse momento representa um marco na história da saúde pública de Maceió.

“É o SUS que vem assumir a sua responsabilidade de proteger a população. Nós iniciamos um caminho duro para imunizar nossa população, mas é importantíssimo manter as medidas preventivas, como distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel 70%. Tudo isso será fundamental para vencermos essa batalha”, detalhou o secretário.

O coordenador do Gabinete Integrado de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, falou sobre os esforços da equipe da Prefeitura para esse momento. “Nós estamos há dias sem dormir para que esse momento chegasse e tudo estivesse pronto. Agora, sim, Maceió está pronta para atender à população com a vacina da Covid-19. Só temos a agradecer aos profissionais da saúde. Que bom que eles são os primeiros a receber essa vacina; é muito merecido”.

Graziela França/ Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.