Profissionais do Núcleo de Saúde da Família promovem atividades voltadas à saúde das gestantes

Usuárias do Nasf participaram de oficinas, palestras e receberam orientações sobre a importância do autocuidado e aleitamento materno

Marília Ferreira/Ascom SMS 11/05/2022 às 14:30
Profissionais do Núcleo de Saúde da Família promovem atividades voltadas à saúde das gestantes
Profissionais fizeram pintura gestacional e elevaram a autoestima das usuárias. Foto: Ascom SMS

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) promoveu, nesta quarta-feira (11), um ciclo de atividades educativas voltadas à saúde das gestantes usuárias das Unidades de Saúde da Família (USF) Village Campestre I, Graciliano Ramos e Unidade Docente Assistencial (UDA) Professor Gilberto de Macedo - UFAL. As ações aconteceram na Associação dos Moradores do Acauã (Cidade Universitária), e foram alusivas ao Dia das Mães, celebrado no último domingo (8).

Organizado por membros das equipes Nasf 1 e 2, que ficam situadas no 7º Distrito Sanitário, o momento contou com a participação de 16 gestantes.

A terapeuta ocupacional da e-Nasf 2, Sarah Barros, diz que o momento proporcionou informação e cuidado para as gestantes usuárias das unidades de saúde.

“Inicialmente, foi feita uma reunião com as equipes do Nasf com o intuito de realizarmos diversas ações para as gestantes em comemoração ao Dia das Mães. Os profissionais do Nasf, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, já desenvolvem nas unidades atividades que promovem a saúde de gestantes. Por isso, realizamos hoje esta ação no 7º Distrito Sanitário para levarmos orientações e cuidado para as mães usuárias do SUS”, explica Sarah.

As atividades foram iniciadas com um alongamento corporal para as mães. Em seguida, elas receberam orientação nutricional, participaram de palestra sobre a importância do aleitamento materno e oficina de saúde bucal com distribuição de kits com escova e creme dental. 

“Foi uma manhã muito produtiva e integrativa entre os profissionais e as usuárias gestantes das unidades. Fizemos um espaço totalmente voltado para promover a saúde dela e do bebê. Elas receberam diversas orientações educativas sobre o autocuidado e, também, puderam interagir entre si e elevar a autoestima por meio da pintura gestacional, um momento único e especial para elas”, complementa a terapeuta ocupacional.

As mamães também participaram de oficinas sobre alimentação saudável, pintura gestacional, maquiagem e práticas integrativas complementares com massagem e escalda pés. Atividades lúdicas com os filhos das usuárias também foram realizadas, com a confecção de cartões em homenagem às mães. Ao final das ações, houve sorteio de brindes para as gestantes.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.