Profissionais do Nasf dão palestra sobre medicina veterinária a comunidade escolar

Redação 22/09/2021 às 10:02
Profissionais do Nasf dão palestra sobre medicina veterinária a comunidade escolar

Ação faz parte do Setembro Verde, mês criado pelos profissionais do eNasf para celebrar as atribuições da profissão

Com o objetivo de levar conhecimento e informação sobre a medicina veterinária, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) promoveu, nesta quarta-feira (22), palestras sobre a profissão para alunos, pais, professores e gestores escolares da Escola Estadual Dr. José Maria de Melo, que compartilha a estrutura do Caic Benedito Bentes. A atividade ocorreu no auditório da própria escola.

Os médicos veterinários do eNASF/AP 4 e eNASF/AP 2, Lindomar Machado e Wellington Silvestre, foram os palestrantes da ação. De forma educativa, os profissionais fizeram uma exposição da profissão e abordaram os seguintes temas: a história da Medicina Veterinária no mundo e no Brasil, as áreas de atuação dos médicos veterinários, castração de cães e gatos, posse responsável de animais domésticos, atuação dos médicos veterinários do eNASF Maceió e Saúde Única.

Alunos, professores, pai e gestores escolares participam da palestra. Foto: Ascom SMS

Segundo o médico veterinário do eNASF/AP 4, Lindomar Machado, essas ações podem estimular estudantes a seguirem a carreira de medicina veterinária. “Hoje a medicina veterinária também faz parte das ações de educação em saúde da Atenção Básica, por meio da equipe do eNASF. Este mês estamos implantando diversas atividades voltadas à área, mostrando a importância da nossa profissão. Com isso, podemos até estimular as crianças a fazerem o curso de medicina veterinária e seguirem a carreira futuramente”, destaca.

O médico veterinário do eNASF/AP 4, Lindomar Machado, foi um dos palestrantes. Foto: Ascom SMS

A estudante Sarah Maciel, de 11 anos, acompanhou atenta às palestras e relatou que tem o desejo de ser médica veterinária. “Eu tenho dois cachorros e um gatinho. E desde mais novinha, quando via que eles estavam doentes, eu ficava triste porque não tinha como ajudar. Por isso, quando eu crescer, quero ser médica veterinária para poder ajudar os bichinhos”, comenta.

A estudante Sarah Maciel. Foto: Ascom SMS

Setembro Verde

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro. E para expandir a importância da profissão e a história da medicina veterinária no Brasil e no mundo, os profissionais do NASF criaram o Setembro Verde – mês alusivo à profissão.

“Como forma de divulgar a profissão de uma forma geral, nós decidimos criar o Mês da Medicina Veterinária, que é o Setembro Verde. Por isso, organizamos uma série de atividades este mês voltadas à comunidade”, afirma Lindomar Machado.

Dentre as atividades estão a “sala de espera”, momento em que os veterinários se dirigem até as unidades básicas de saúde para falar sobre a Medicina Veterinária para os usuários; palestras em escolas estaduais e municipais; e atendimentos domiciliares.

Atendimento domiciliar

Médicos veterinários do eNASF 4 estão realizando atendimento domiciliar no bairro do Benedito Bentes. Os profissionais prestam orientações, consultas, exames clínicos e prescrições de medicamentos. Para receber a equipe de veterinários, os moradores da região devem fazer agendamento prévio pelo telefone (82) 99949-2011. Os atendimentos acontecem todas às terças-feiras de manhã, e às quartas-feiras, pela tarde.

Marília Ferreira / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.