Profissionais do Cerest Maceió participam de capacitação para erradicar o trabalho infantil

Notificação dos casos é primordial para acabar com a exploração do trabalho de crianças

Wilson Smith/ Ascom SMS 30/04/2024 às 17:25
Profissionais do Cerest Maceió participam de capacitação para erradicar o trabalho infantil
Capacitação visa combate ao trabalho infantil. Foto: Ascom SMS

Nesta terça-feira (30), foi realizada no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) uma capacitação sobre estratégias voltadas à erradicação do trabalho infantil.

Durante a atividade, foram destacadas as ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o fluxograma de atendimento às situações de trabalho infantil identificadas. 

Na reunião, Rozali Costa, assistente social da Vigilância Epidemiológica (DVS), forneceu orientações sobre a importância da notificação compulsória da ficha de violência interpessoal e autoprovocada e seus desdobramentos, visando ampliar e aprimorar as notificações e torná-las mais eficazes na rede municipal.

"É fundamental notificar os casos de trabalho infantil, pois esta prática é considerada uma forma de violência. Precisamos desses dados para construir um perfil epidemiológico e elaborar políticas públicas. Precisamos conscientizar os profissionais, especialmente os da área de saúde, sobre a importância de notificar”, explica Rozali.

A área técnica da SMS também informou que será estabelecida uma parceria para que outros serviços da rede intersetorial e da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) também possam realizar essas notificações.

"É essencial capacitar esses profissionais para que possam identificar e notificar casos de violência, entre eles o  de trabalho infantil. Esses dados serão importantes tanto para a saúde pública quanto para o desenvolvimento de políticas direcionadas ao combate dessa problemática em nossa cidade", completou Rozali.

Estiveram presentes na reunião as assistentes sociais do Cerest Maceió, Nelcirleide de Lima e Renata Amorim.

A iniciativa foi uma parceria entre o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), por meio da Subsecretaria da Primeira Infância e a equipe da Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.