Profissionais de saúde realizam Ciclo de Oficinas de Aprendizagem para cuidadores da pessoa idosa
Oficinas são resultados de capacitações realizadas na Saúde de Maceió e tem o objetivo de multiplicar o conhecimento aos cuidadores de pessoas idosas
Após participarem do “Curso de Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa'', promovido pelo Programa de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), profissionais de saúde de Maceió irão colocar em prática, a partir desta sexta-feira (02), o conhecimento adquirido durante a capacitação através do Ciclo de Oficinas de Aprendizagem para cuidadores da pessoa idosa.
Como resultado dessa qualificação, que aconteceu de fevereiro a maio deste ano, os profissionais realizarão palestras com o objetivo de promover a formação de cuidadores, familiares e do público em geral interessado no tema, além de ampliar o conhecimento acerca do processo de envelhecimento, incentivar a análise crítica-reflexiva sobre as políticas públicas que envolve o cuidador e a pessoa idosa, e estimular e fortalecer o autocuidado de quem cuida.
“Cerca de quarenta profissionais de saúde participaram da capacitação que promovemos. Foi um momento no qual tivemos a oportunidade de abordar uma questão tão importante que é a saúde da pessoa idosa. E, agora, esses profissionais, como formadores, estarão multiplicando o conhecimento adquirido para cuidadores de pessoas idosas”, explica a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do Município, Denyse Maia.
A enfermeira gerontologista, Juliana de Paula, participou da capacitação realizada pela Saúde de Maceió em parceria com a Fiocruz. Por meio do curso, surgiu o projeto ao qual ela faz parte - Projeto Luzes: Cuidando com Segurança. Ela destacou a importância do curso e o principal objetivo do projeto durante o ciclo de oficinas.
“A capacitação foi um presente para nós. Posso dizer que ela nos trouxe os melhores professores nessa área e que têm destinado todo o potencial voltado para o cuidador da pessoa idosa. E nós, que fazemos parte do Projeto Luzes, temos como principal objetivo durante as oficinas proporcionar ao cuidador em nosso território o conhecimento adequado sobre a função, além de estimular a prática do autocuidado”, destaca.
“Estamos sendo multiplicadores de tudo o que aprendemos na capacitação sobre o cuidado com a pessoa idosa. Quanto mais territórios conseguirmos abranger, melhores serão as pessoas idosas futuramente”, comenta a técnica de enfermagem e membro do Projeto Despertar, Cláudia Correia.
O Ciclo de Oficinas de Aprendizagem para Cuidadores da Pessoa Idosa será realizado no auditório do II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço) - com 30 vagas disponíveis em cada turma - e na Paróquia São João Batista e Santa Isabel (Chã da Jaqueira) - com 25 vagas.
Estatística
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de familiares que se dedicavam aos cuidados de indivíduos de 60 anos ou mais, saltou de 3,7 milhões em 2016 para 5,1 milhões em 2019. Na pandemia, as dificuldades para o cuidado da pessoa idosa aumentaram. Isso é o que revela uma pesquisa nacional realizada pela Fiocruz em 2020, sobre as condições de trabalho e saúde das pessoas cuidadoras de idosos na pandemia.
“O Brasil não está preparado para o envelhecimento, não houve uma preparação para nós envelhecermos com qualidade. E na região Nordeste, a maioria dos cuidadores são cuidadores familiares. Sem nenhum conhecimento e por necessidade, eles se esforçam no cuidado dessa pessoa idosa. Por isso, eles precisam de muita informação para dar esse suporte aos seus velhinhos. Mas, agora, tivemos essa oportunidade aqui na Saúde de Maceió para aprendermos e transmitirmos o conhecimento e o cuidado ao cuidador da pessoa idosa”, complementa Cláudia.
Como se inscrever
Os interessados em participar do Ciclo de Oficinas de Aprendizagem que acontecerá no II Centro de Saúde, devem se inscrever por meio do número (82) 98842-1763. Já para as oficinas que acontecerão na Paróquia São João Batista e Santa Isabel, o público deve se inscrever pelo (82) 99388-4408 ou na própria Paróquia. As inscrições são gratuitas.
Programação
Projeto Luzes: Cuidado com Segurança
02/09 - 13h às 17h - “Conhecendo o processo de envelhecimento”. Local: II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, na Praça da Maravilha (Poço);
09/09 - 13 às 17h - “O cuidador e a pessoa idosa”. Local: II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, na Praça da Maravilha (Poço);
23/09 - 13h às 17h - “O enfoque da Fisioterapia no cuidar da pessoa idosa dependente”. Local: II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, na Praça da Maravilha (Poço);
30/09 - 13h às 17h - “Redes de Apoio”. Local: II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, na Praça da Maravilha (Poço).
Projeto Despertar - O Olhar do Cuidador no Despertar do Envelhecimento
14/09 - 14h às 16h - “Direitos e deveres dos cuidadores”. Local: Paróquia São João Batista e Santa Isabel (Rua Alameda F Dois, 119-13 - Chã da Jaqueira);
28/09 - 14h às 16h - “Cuidado com a saúde física, mental, social, espiritual e econômica”. Local: Paróquia São João Batista e Santa Isabel (Rua Alameda F Dois, 119-13 - Chã da Jaqueira);
12/10 - 14h às 16h - “Trabalhando questões psicológicas”. Local: Paróquia São João Batista e Santa Isabel (Rua Alameda F Dois, 119-13 - Chã da Jaqueira);
26/10 - 14h às 16h - “A importância dos exercícios físicos”. Local: Paróquia São João Batista e Santa Isabel (Rua Alameda F Dois, 119-13 - Chã da Jaqueira.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.