Profissionais de saúde participam de capacitação sobre atendimento a usuários que fazem bariátrica
Cirurgia requer acompanhamento multiprofissional contínuo e qualificado
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu, nesta terça-feira (5), uma capacitação sobre o atendimento de usuários de unidades de saúde da capital que fizeram cirurgia bariátrica.
Organizado pelo Programa de Alimentação e Nutrição da SMS, a iniciativa foi destinada a diversas categorias profissionais, tais como médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos e nutricionistas.
O objetivo principal da qualificação é conduzir de forma apropriada o atendimento a todos os usuários do SUS que procurarem as unidades de saúde, após o recebimento de alta do hospital onde realizou a cirurgia.
A nutricionista e técnica do Programa de Alimentação e Nutrição da SMS, Karla Ferro, explicou que algumas nutricionistas solicitaram a capacitação, já que segundo as profissionais aumentou a procura de usuários nas unidades de saúde que se submeteram ao procedimento. “Resolvemos, então, trazer um médico e uma nutricionista para falar não só para nutricionistas, como também para todos os profissionais da saúde que atendem esses pacientes no município de Maceió”, esclareceu.
Para o cirurgião bariátrico Victor Cardoso, quando uma pessoa faz cirurgia bariátrica, a adoção de hábitos saudáveis e o acompanhamento com equipe multiprofissional se tornam obrigatórios para a manutenção do bem-estar.
“Geralmente, as pessoas que optam pela cirurgia bariátrica vêm em busca de uma melhoria da saúde e um peso mais equilibrado. Entretanto, para que isso se torne realidade, não basta só fazer a cirurgia, mas também é necessário um acompanhamento detalhado e específico de forma contínua desse paciente após o procedimento. Por isso, estamos aqui para treinar essas pessoas que vão prestar essa assistência contínua na atenção básica municipal”, enfatizou o profissional.
O médico abordou assuntos como o fluxo percorrido pelo usuário até chegar à realização da cirurgia, modificações bioquímicas que ocorrem no corpo humano com o procedimento, além de especificidades do acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional.
A nutricionista especializada em cirurgia bariátrica, Amanda Oliveira, expôs a importância da alimentação, desde o início do processo para a realização do procedimento até o acompanhamento do período de vida do paciente.
“O acompanhamento nutricional, nesses casos, é inegociável, pois são muitas as alterações sofridas pelo corpo ao longo de todo o processo. Comprometimentos no sistema digestivo, baixa absorção de nutrientes, deficiências nutricionais são algumas das questões que devemos observar no organismo do paciente, que podem comprometer decisivamente sua saúde. Mas tudo pode ser ajustado a partir de um acompanhamento nutricional adequado, com base nas necessidades individuais de cada pessoa”, informou.
A nutricionista, que atua na Unidade de Referência Roland Simon, no Vergel do Lago, Ana Patrícia Tojal, destacou a importância do treinamento para o aperfeiçoamento do atendimento à população.
“Estou muito feliz em poder participar dessa capacitação porque, cada vez mais, estamos nos deparando com usuários que fizeram a bariátrica e as necessidades são as mais diversas. Precisávamos de um momento como esse para aperfeiçoar nosso olhar para o público e poder oferecer uma assistência especializada a esses maceioenses”, ressaltou.
O treinamento, desta terça-feira, qualificou 85 profissionais da rede de saúde de Maceió, oferecendo, ao seu término, certificado de aproveitamento a todos os participantes.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.