Profissionais de escolas e creches municipais participam de formação sobre saúde mental infantojuvenil

Evento discutiu formas de prevenção do sofrimento psíquico na escola

Marília Ferreira/Ascom SMS 30/08/2022 às 14:06
Profissionais de escolas e creches municipais participam de formação sobre saúde mental infantojuvenil
"Promoção da Saúde Mental na Escola" foi o tema da formação. Foto: Ascom SMS

Com o tema “Promoção da Saúde Mental na Escola", a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) e do Programa Saúde nas Escolas (PSE), realizou nesta terça-feira (30), uma capacitação para psicólogos e assistentes sociais de escolas e creches da rede pública municipal de ensino. A formação ocorreu no auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O evento teve como principal objetivo discutir formas de promover a saúde mental na escola, focando na prevenção do sofrimento psíquico no ambiente escolar por meio de ações voltadas para os alunos. Além disso, fazer reconhecimento da Rede de Atenção Psicossocial de Maceió e como acessar o atendimento de crianças e adolescentes, especificamente nesta rede. 

A assistente social da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS, Joana Darc Ferreira, foi uma das palestrantes da formação. Ela destacou a importância do treinamento para os profissionais. 

“Fazer essa capacitação foi muito importante, pois o cenário atual é extremamente desafiador, tendo em vista estarmos numa realidade pós-pandêmica, onde a saúde mental tem sido pautada por novos desafios, como a automutilação e a depressão. Esses fatores exigem dos profissionais das escolas, em âmbito ampliado, de um novo olhar, uma escuta ampliada e o conhecimento da Rede de Atenção Psicossocial existente”, informou.

Assistente social da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS, Joana Darc Ferreira. Foto: Ascom SMS
Assistente social da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS, Joana Darc Ferreira. Foto: Ascom SMS

A gerente do CAPSI Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Thyone Assunção, também abordou a temática. Ela ressaltou que a saúde mental pode ser trabalhada de forma preventiva no ambiente escolar.

“Os índices de crianças e adolescentes com transtornos psíquicos têm aumentado muito em nível mundial, e em nível local, na cidade de Maceió, não é diferente. Por isso, estamos fazendo essa abordagem para trabalhar eixos norteadores em relação à saúde mental infantojuvenil, para que a educação identifique e desenvolva atividades pertinentes à saúde mental dentro das escolas, em seus projetos pedagógicos, como já é algo previsto pela Lei de Diretrizes e Bases, a fim de amenizar essa problemática entre crianças e adolescentes”, afirmou. 

Gerente do CAPSI Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Thyone Assunção. Foto: Ascom SMS
Gerente do CAPSI Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Thyone Assunção. Foto: Ascom SMS

Segundo a psicóloga e técnica da Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais, Walkíria Souza, é necessário que haja uma intervenção, através de atividades nas escolas para promover a saúde mental.

Psicóloga e técnica da Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais, Walkíria Souza. Foto: Ascom Semed
Psicóloga e técnica da Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais, Walkíria Souza. Foto: Ascom Semed

“A escola é um lugar de promoção da saúde mental e com essa formação, cada vez mais, os profissionais saberão utilizar atividades em sala de aula para realizar a manutenção e valorização da saúde mental dos alunos”, frisou.

Onde buscar ajuda?

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o município dispõe aos alunos do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, localizado na Serraria, que oferece assistência integral a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico.

De acordo com a Gerência de Atenção Psicossocial da SMS, o atendimento no CAPSI acontece por meio de encaminhamento ou um relatório da equipe escolar para que a equipe multidisciplinar da unidade faça o acolhimento e a escuta qualificada, com o objetivo de avaliar as reais dimensões do atendimento especializado (psicologia, terapia ocupacional, psiquiatra, entre outros) deste aparato institucional de saúde mental.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.