Profissionais da Saúde são capacitados sobre instrumentos de apoio a famílias

Redação 26/02/2021 às 16:23
Profissionais da Saúde são capacitados sobre instrumentos de apoio a famílias

Capacitação ocorreu no auditório da SMS e buscou trabalhar ferramentas importantes para o acompanhamento das condições de saúde dos pacientes atendidos pelas unidades de saúde

Buscando capacitar profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que atuam nos 6º e 7º Distritos Sanitários da capital – que abrange os bairros da parte alta da cidade -, foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), no auditório da SMS (Centro), uma oficina com o tema “Instrumentos para apoio matricial”.

Júlia Honório e Kelly Luz, facilitadoras da oficina. Foto: Ascom/SMS

Berto Gonçalo, responsável técnico pelo Nasf, explica os objetivos do encontro. “Essa oficina faz parte das ações de educação continuada que realizamos com esses profissionais e hoje vamos capacitá-los para o uso de ferramentas importantes para o acompanhamento sistemático dos usuários pelas equipes de saúde. É preciso destacar que essa oficina também aborda a questão do matriciamento das equipes, que na prática significa que duas ou mais equipes realizam um processo de construção compartilhada e criam uma proposta de intervenção terapêutica”, explica.

Entre as ferramentas trabalhadas juntos aos profissionais durante a oficina estão o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que articula ações resultantes de discussões entre equipe, sujeito e família e traz propostas de condutas terapêuticas a partir disso; o Genograma, que o desenho gráfico da vida familiar; o Ecomapa, que é a avaliação da anatomia da família que busca identificar também redes de apoio social e familiar; consulta compartilhada e interconsulta.

Momento de atividades práticas da oficina. Foto: Ascom/SMS

“Sobre o PTS, é necessário destacar que ele já está na unidade e que é o prontuário do usuário. É ali que está todo o seu histórico de vida e hoje os profissionais estão buscando justamente aprimorar aquilo que já existe para chegar a um resultado melhor para a reabilitação daquele usuário. Isso passa pelo cuidado compartilhado entre as equipes de saúde e com foco na Estratégia em Saúde da Família, que onde ocorre a integração entre equipes e comunidade”, destaca Berto Gonçalo, psicólogo e responsável técnico pelo Nasf. A construção do PTS também é realizado em parceria com a Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) dentro dos Centros de Atenção Psicossocial.

Foto: Ascom/SMS

A capacitação foi facilitada por Júlia Honório, terapeuta ocupacional da Equipe 3 do Nasf, e contou com o suporte das apoiadoras institucionais Kelly Luz, que são assistentes sociais, e da psicóloga Sandra Barros. Estiveram presentes na capacitação profissionais de Terapia Ocupacional, Educação Física, Assistência Social, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia e Nutrição que fazem parte das equipes 2 e 3 do Nasf.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.