Profissionais da Saúde recebem orientações sobre bem-estar e qualidade de vida

Aulas de ginástica laboral, avaliação física, ergonomia e acolhimento psicológico estão entre as atividades oferecidas aos trabalhadores

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 13/04/2023 às 12:15
Profissionais da Saúde recebem orientações sobre bem-estar e qualidade de vida
Profissionais recebem orientações sobre o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor. Foto: Ascom SMS

Elaborar e promover estratégias de cuidado com o bem-estar dos servidores é uma das prioridades da Saúde de Maceió. Para desempenhar essa função, o órgão conta com o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor que atua no planejamento e execução de práticas e serviços voltados à garantia de maior qualidade de vida aos profissionais que se dedicam diariamente ao cuidado da população.

Na manhã desta quinta-feira (13), componentes do serviço promoveram uma reunião com gerentes e servidores da sede e das unidades de saúde de Maceió para apresentar o trabalho desenvolvido há quase quatro anos pelo setor e reforçaram a importância de se ter um quadro de trabalhadores saudáveis para a melhorar a qualidade dos atendimentos aos maceioenses.

“A missão principal do serviço sempre foi trabalhar de forma preventiva e promocional da saúde de servidores, mas estamos percebendo que 70% das demandas do nosso setor têm sido de acompanhamento do trabalhador que já se encontra em processo de adoecimento e isso nos preocupa. Decidimos, então, ampliar, ainda mais, a divulgação sobre nossos serviços e ações para que todos que fazem parte da Saúde de Maceió estejam cientes de que podem contar conosco para ajudar na busca por mais saúde e bem-estar”, explicou o coordenador, André Oliveira.

O coordenador afirmou, ainda, que o trabalho dedicado ao incentivo de práticas que colaborem com o bem-estar de servidores traz reflexos positivos na vida pessoal e, principalmente, profissional dos trabalhadores.

“Se partirmos do princípio de que o principal objetivo da Secretaria de Saúde é a oferta qualificada de serviços à população, também precisamos entender que o olhar cuidadoso para esses profissionais é urgente e imperativo. Quando cuidamos desses trabalhadores, automaticamente, estamos cuidando da nossa população, que receberá, como reflexo, um atendimento mais qualificado e humanizado", concluiu.

A psicóloga Jéssica de Oliveira esteve presente na reunião de apresentação e falou sobre a importância que vê no trabalho desenvolvido pela iniciativa.

“Eu conheço de perto o serviço, pois já recebi algumas vezes atendimento da equipe e já trabalhei em parceria com o setor e, por isso, considero tão importante o trabalho desenvolvido por todos que compõem o projeto. O adoecimento de trabalhadores tem sido muito comum e essa iniciativa vem para nos incentivar a olhar para a necessidade do autocuidado como condição indispensável à melhora de nossa saúde e, consequentemente, melhor realização de nosso trabalho”, destacou.     

Localizado na sede administrativa da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), no Centro da cidade,  o serviço desenvolve um trabalho multidisciplinar que conta com profissionais de psicologia, planejamento educacional em saúde, nutrição, educação física e assistência social. Áreas que se complementam e desenvolvem, em conjunto, projetos e ações em saúde voltados ao servidor da pasta.

Dentre as atividades ofertadas diariamente aos servidores, o serviço disponibiliza aulas de ginástica laboral, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, verificação de glicose, avaliação física, ergonomia, mediação de conflitos nas unidades de saúde, acolhimento psicológico, dentre outras, que atuam no impedimento ou na diminuição do adoecimento dos que fazem parte da SMS.

Como acessar

O serviço é de portas abertas e, para ter acesso, o servidor precisa se dirigir à sala 213 da SMS – das 7h às 18h - para passar pelo acolhimento com posterior abertura da ficha de acompanhamento individual. Com esse cadastro, o trabalhador já inicia o acompanhamento integral das suas condições de saúde.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.