Profissionais da Atenção Primária participam de capacitação sobre adoção voluntária
Evento contou com mais de 120 profissionais de saúde
Mais de 120 profissionais da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram, na última quarta-feira (28), de uma capacitação sobre entrega voluntária para adoção. O evento ocorreu no auditório da Polícia Federal, em Jaraguá, e pretendeu preparar servidores da saúde referente a demandas de possíveis casos de mães que optam por entregar recém-nascidos para adoção, após o acompanhamento de pré-natal.
A iniciativa teve como palestrante o idealizador do projeto, o juiz Ygor Figueiredo, e contou com o apoio da Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, do Poder Judiciário e da Secretaria da Primeira Infância de Alagoas.
De acordo com o juiz Ygor Figueiredo, o projeto pretende conscientizar os profissionais da rede de proteção das crianças sobre o direito da mulher de entregar o bebê recém-nascido à adoção, sem constrangimento e com sigilo garantido. Nesse sentido, o evento buscou esclarecer dúvidas referentes à legislação e trocar experiências com os profissionais de saúde.
Marglene Oliveira, coordenadora Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, abordou sobre a participação da SMS no evento.
“Essa entrega legal, como é nomeada pelo idealizador do projeto, é uma forma de garantir a vida e a segurança da criança, além do direito da mulher. Podendo ser também um método de diminuir o abandono ilegal, casos de aborto, e as filas em abrigos. Representa a segurança da mãe e da criança”, ressaltou Marlene Oliveira.
A participação dos profissionais da Atenção Básica garante um esclarecimento sobre o tema adoção legal ou voluntária, de modo a preparar o acolhimento necessário e orientação adequada, quando houver esse tipo de demanda em seus locais de trabalho.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.