Prevenção ao câncer de intestino é tema de palestra no Hospital da Cidade
Colaboradores do HC participaram da palestra sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença

O mês de março é marcado por diversas campanhas voltadas à prevenção e promoção da saúde. Entre elas, o Março Azul, mês de conscientização sobre o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. Como parte da campanha, o Hospital da Cidade (HC) realizou, nessa terça-feira (25), uma palestra sobre o tema para os colaboradores da unidade hospitalar, com o intuito de sensibilizá-los e informá-los sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce, sintomas e tratamento da doença.
De acordo com Eleusa Farias, gastroenterologista endoscopista e coordenadora do serviço de Endoscopia do HC, o câncer colorretal é um dos poucos que pode ser prevenido e também tratável com alto índice de cura, se descoberto em estágio inicial.
“Prevenir o câncer de intestino é muito importante porque esse tipo de câncer é um dos poucos que pode ser prevenido através de exames de sangue oculto nas fezes e colonoscopia. Com esses exames é possível detectar lesões em um estágio no qual ainda não se transformou em câncer e até mesmo diagnosticar o câncer numa fase precoce, obtendo taxas elevadas de cura”, afirmou.
A coordenadora ainda ressaltou a importância do serviço de endoscopia do Hospital da Cidade, no qual passou a fazer parte da unidade há um ano, trazendo mais acessibilidade da população ao exame.
“Há um ano que coordeno o serviço de endoscopia digestiva no Hospital da Cidade e isso foi um marco na história do município, porque até então não havia esse serviço no HC. E durante este ano de funcionamento, já realizamos mais de 4 mil endoscopias digestiva, 2.500 colonoscopias e isso mostra a acessibilidade dos pacientes a esse tipo de serviço que é tão importante”, acrescentou.
Mutirão de colonoscopia
Nos dias 5 e 6 de abril, o Hospital da Cidade (HC) fará um mutirão de exames de colonoscopias, com a realização de 50 exames a cada dia. A iniciativa é alusiva à campanha Março Azul, mês de conscientização e prevenção ao câncer de intestino, e visa reduzir a demanda por este tipo de exames no SUS com usuários que já se encontram na fila de espera.
Sobre o câncer de intestino
O câncer de intestino é o terceiro tumor que mais mata no Brasil. A chance de uma pessoa desenvolver a doença é da ordem de 4,3%, sendo que ela é mais comum em homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham casos na família.
No país, o câncer de intestino atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Com o envelhecimento da população, estima-se que o número de mortes em virtude da doença aumente até 2025.
Apesar da alta mortalidade, o câncer de intestino tem cura e o diagnóstico precoce é a solução. Quanto antes iniciar o tratamento, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.