Prefeitura marca Dia dos Animais com anúncio de feira de adoção

Redação 04/10/2021 às 12:30
Prefeitura marca Dia dos Animais com anúncio de feira de adoção

Município também oferece série de serviços básicos e gratuitos na capital

Nesta segunda-feira (4) é comemorado o Dia dos Animais. E, para celebrar a data, a Prefeitura de Maceió anuncia uma feira de adoção fixa, todo domingo, na orla da Ponta Verde. A ação ocorrerá dentro do projeto “Na Orla é Massa” a partir deste dia 10, das 8h às 17h, no canteiro central na altura do Palato Praia.

Serão expostos 15 animais para adoção, entre cães e gatos, filhotes e adultos. Todos os animais já foram castrados, vermifugados e receberam a vacina antirrábica na sede da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), na Cidade Universitária, onde estavam alocados.

“Tivemos algumas ações online durante a pandemia e conseguimos que vários animais fossem adotados. Agora, com a liberação do convívio social, vamos fazer essa feira presencial”, explicou Marcos Vasconcelos, gerente administrativo da UVZ.

Quem tiver interesse em adotar um animal, deverá ser maior de idade, além de portar documento de Identidade, CPF e comprovante de residência. Um dos profissionais da Zoonoses Maceió irá conversar com o cidadão para repassar as orientações sobre adoção responsável. Por fim, o visitante poderá escolher o animal a ser adotado.

Ele acrescenta, ainda, que a feira é um facilitador para que mais pessoas tenham acesso à oportunidade, mas que, quem tiver interesse em adotar um animal, qualquer outro dia da semana, basta ligar para o 3312-5576.

“Queremos dar visibilidade à causa animal e a importância da adoção responsável. Esses animais estavam nas ruas e já sofreram muito, mas foram resgatados, tratados e merecem um lar com todo o amor e carinho”, finalizou Marcos.

A UVZ

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) ampliou o horário de atendimento para assegurar o controle de doenças transmitidas por animais. Com a medida, o órgão atua na promoção da saúde e bem-estar animal e dos maceioenses de segunda a domingo, das 8h às 17h. O prédio está localizado no Loteamento Palmares, Qd 3, S/n, no bairro da Cidade Universitária.

Nesse horário funcionam os serviços de atendimento clínico com ênfase em zoonoses, vacinação antirrábica gratuita, castração por meio de agendamento, adoção de cães e gatos castrados e captura de animais de grande porte (equinos e bovinos) errantes.

Sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses, na Cidade Universitária. Foto: Secom Maceió

Serviços disponíveis

Para os atendimentos clínicos, basta que o animal seja conduzido até a Unidade, onde será entregue uma ficha. Durante essas consultas, não serão atendidas urgências, apenas consultas de rotina com os veterinários disponíveis. O contato para esclarecimento de dúvidas e agendamento de serviços é 3312-5576.

A vacinação antirrábica também é oferecida na Unidade durante todo o ano, não sendo necessário, portanto, aguardar campanhas anuais para ter o animal vacinado. A Unidade de Zoonoses também oferece testes rápidos para leishmaniose e controle de enteroparasitoses.

Secom Maceió

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.