Prefeitura intensifica ações para conter avanço da dengue em Maceió

Entre as ações realizadas será feito um mutirão de coleta de pneus em pontos estratégicos da cidade

Ascom / SMS 29/04/2022 às 08:50
Prefeitura intensifica ações para conter avanço da dengue em Maceió
Recolhimento de pneus faz parte das ações de combate à dengue. Foto: Ascom/SMS

A Prefeitura de Maceió inicia nesta segunda-feira (2), uma nova etapa do programa Maceió Unida Contra a Dengue, convocando a população a colaborar para conter a transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – dengue, zika e chikungunya – em Maceió. A chegada das chuvas favorece à proliferação dos criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. Por isso, a Prefeitura mobiliza órgãos e secretarias municipais a trabalhar, junto com os moradores, para redução dos riscos de infecção.

O último boletim arboviroses trouxe o aumento de 122% dos casos notificados de dengue na comparação com o mesmo período do ano passado. Por isso, a Prefeitura intensificará, na semana de 2 a 6 de maio, as atividades de controle do mosquito Aedes aegypti nas residências, pontos comerciais, prédios públicos e pontos estratégicos para a proliferação de criadouros (borracharias, ferros-velhos, galpões de reciclagem).

Foto: Ascom/SMS
Foto: Ascom/SMS

Nesses locais, agentes de controle de endemias e de vigilância ambiental farão inspeção para identificação de potenciais criadouros, borrifação, eliminação, tratamento e orientação à população, especialmente nos bairros prioritários, onde os últimos levantamentos epidemiológicos apontaram altos índices de infestação do mosquito transmissor e de casos de arboviroses nas últimas quatro semanas.

Carmem Samico, gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos do Município, destaca que Maceió realiza de maneira rotineira visitas domiciliares visando o controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Especialmente nesse período do ano que temos a quadra chuvosa, há um aumento da proliferação desse vetor e identificamos que a maior parte desses criadouros se encontra em imóveis fechados e abandonados de Maceió, que chegam até nós por meio de denúncias da população”, explica.

Carmem Samico, gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos do Município. Foto: Ascom/SMS
Carmem Samico, gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos do Município. Foto: Ascom/SMS

“Diante dessas situações, nossas equipes notificam os imóveis e caso não consigamos uma resolução por parte desses proprietários, emitimos um auto de infração. Por isso, solicitamos que a população continue colaborando na identificação desses problemas. As denúncias desses criadouros podem ser feitas pelo 3312-5495”, completa Carmem Samico.

Nessa etapa da campanha Maceió Unida Contra a Dengue, as equipes serão distribuídas em 11 pontos, contemplando os oito Distritos Sanitários de Maceió, tendo como espaços de concentração das atividades os locais abaixo relacionados:

• 1º DS
II Centro de Saúde, localizado na Praça Maravilha (Poço)
Estacionamento do Supermercado Gbarbosa da Jatiúca
Estacionamento do antigo Hipermercado Extra Mangabeiras
• 4º DS
Praça Domingos Vanderlei – Mirante na Santa Amélia
• 5º DS
Mercado do Jacintinho
Super Giro, no Feitosa - sentido Travessa Lamenha Filho
Unidade de Saúde Novo Mundo
• 6º DS
Estacionamento do Supermercado Gbarbosa do Benedito Bentes – sentido João Sampaio e Cras Cidade Sorriso
• 7º DS
Paróquia de São Paulo (Salvador Lyra)
Supermercado Azulão, no Village Campestre I (Cidade Universitária)
• 8º DS
Centro Universitário Tiradentes – Unit

As ações foram desenvolvidas levando em consideração os dados do último Levantamento de Índice de Infestação Predial, que apontou os bairros de Ponta Verde (11,59%), Gruta (9,58%), Jardim Petrópolis (7,62%), São Jorge (6,25%), Pinheiro (5,19%), Jaraguá (4,08%), graça Torta (4%) e Prado (4%) com maiores índices de focos do Aedes aegypti.

Ações de combate à dengue. Foto: Ascom/SMS
Ações de combate à dengue. Foto: Ascom/SMS

As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, da Vigilância Sanitária e da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis e contarão com o suporte integrado das secretarias municipais de Educação (Semed), Comunicação (Secom), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Segurança Comunitária e Controle Social (Semscs), Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Desenvolvimento Territorial (Sedet), Gestão (Semge) e Coordenação de Defesa Civil.

Atividades

Durante o mutirão Maceió Unida Contra Dengue, haverá fiscalização nos mercados públicos, construções, terrenos baldios, ferros-velhos, borracharias, coleta e remoção de entulhos e materiais descartados em locais de altos índices de infestação.

Nos dias 5 e 6, haverá recolhimento de pneus em pontos estratégicos:

• Praça da Faculdade – Prado
• Praça Padre Cícero – Benedito Bentes
• Praça do Osman Loureiro
• Praça da entrada do Conjunto Santa Maria, no Eustáquio Gomes

Além disso, serão feitos capinação, roçagem, limpeza de terrenos baldios, praças e áreas públicas, limpeza de bueiros e bocas de lobo, desobstrução de canais, ações educativas em salas de espera das Unidades de Saúde e nos espaços administrativos dos órgãos municipais.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.