Prefeitura inicia ações para Pesquisa Nacional de Saúde Bucal em residências de Maceió

Censo visa identificar condições de saúde bucal nos municípios para definição de políticas públicas para a área

Amanda Ferreira (estagiária)/Ascom SMS 19/03/2022 às 15:30
Prefeitura inicia ações para Pesquisa Nacional de Saúde Bucal em residências de Maceió

Maceió está entre as cidades brasileiras que irão participar da 3ª edição da SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. O censo acontece a cada dez anos e visa analisar a situação da saúde bucal dos brasileiros para identificar doenças ou problemas odontológicos mais recorrentes que servirão de base ao Ministério da Saúde na definição de políticas públicas para a área.

Em evento realizado com profissionais da Saúde de Maceió e representantes de setores da Odontologia da cidade, nesta sexta-feira (18), a Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o projeto e informou o cronograma de execução inicial, que começará no próximo dia 29 de março.

De acordo com a gerente de Saúde Bucal, Ducy Farias, a pesquisa é de grande relevância para o país, pois, a partir dela, é possível ofertar serviços mais alinhados com as necessidades reais dos usuários do Sistema Único de Saúde.

“Estamos na fase de preparação dos profissionais para depois irmos de casa em casa avaliar a saúde bucal dos maceioenses, mas desde já queremos enfatizar a importância do projeto e aproveitar para pedir a colaboração de toda a população nesse processo, pois desse trabalho dependerá a qualidade e assertividade das políticas públicas para os serviços de odontologia no país”, informou a gerente.

Gerente de Saúde Bucal, Ducy Farias, diz que pesquisa é importante para o país. Foto: Ascom SMS
Gerente de Saúde Bucal, Ducy Farias, diz que pesquisa é importante para o país. Foto: Ascom SMS

A gerente explica, ainda, que após a preparação das 14 equipes de profissionais de Saúde Bucal do Município, o censo terá início efetivamente com a visitação das casas, avaliação odontológica e inserção de dados no sistema do Ministério da Saúde.

“As equipes serão compostas por três profissionais, que serão um agente de endemias ou comunitário de saúde; um técnico ou auxiliar de Saúde Bucal e um cirurgião dentista. Todos passarão por treinamento, que terá início ainda este mês e, só então, irão às ruas para a realização do trabalho” explicou.

A técnica da Gerência de Saúde Bucal e cirurgiã dentista, Ísis Amanda, que vai integrar uma das equipes, falou da importância do projeto para a melhoria da saúde pública.

"É uma pesquisa séria e muito importante em que iremos de casa em casa para avaliar as condições de saúde bucal da população maceioense. Uma ação que nos dará uma boa noção de onde precisaremos atuar com maior foco e quais ações em odontologia a população mais necessita”, destacou.

Técnica da Gerência de Saúde Bucal, Ísis Amanda, será uma das examinadoras da pesquisa. Foto: Ascom SMS
Técnica da Gerência de Saúde Bucal, Ísis Amanda, será uma das examinadoras da pesquisa. Foto: Ascom SMS

A dentista, Silvana Acioli, participou da reunião como uma das representantes do setor de odontologia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A profissional destacou que o estado de Alagoas dará total apoio ao projeto que trará tantos benefícios à saúde dos maceioenses.

“Estaremos dispostos a colaborar com o que for necessário, tanto em Maceió como nos demais municípios que entrarão na pesquisa posteriormente, pois entendemos como esse projeto é relevante para o estado como um todo na área de saúde bucal”, disse.

Dentista, Silvana Acioli, representou a a Sesau. Foto: Ascom SMS
Dentista, Silvana Acioli, representou a a Sesau. Foto: Ascom SMS

A dentista, Katherine Calheiros, também esteve presente no evento como representante da Sesau e falou sobre a importância da pesquisa para o estado.

“A pesquisa é importantíssima para ajudar nossa população a receber serviços mais direcionados a suas necessidades e, por isso, estamos atentas ao resultado e, no que depender de nós do Governo de Alagoas, o projeto terá todo apoio e contribuição para que tudo transcorra de maneira que beneficie ao máximo a população maceioense”, explica.

Dentista, Katherine Calheiros, também representou a Sesau. Foto: Ascom SMS
Dentista, Katherine Calheiros, também representou a Sesau. Foto: Ascom SMS

SB Brasil em Maceió

A Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió escalou 14 equipes com três profissionais cada para a realização do projeto - 1 arrolador, 1 anotador e 1 examinador. Durante a ação, serão solicitadas dos participantes, em domicílio por família, respostas a um questionário, além de avaliação bucal pelo examinador bucal.

A partir dessa avaliação odontológica clínica, que será realizada em 1.400 maceioenses, o Ministério da Saúde, com contribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fará um estudo com o objetivo de criar políticas públicas para a saúde dos brasileiros.

É importante salientar que a pesquisa será feita em todos os municípios brasileiros, com setores sorteados pelo IBGE. Maceió tem 44 setores participantes da amostra.

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) também vai participar do estudo, como apoiadora regional, com a oferta de treinamentos presenciais para os profissionais que vão atuar na pesquisa e estudantes residentes que auxiliarão como anotadores, caso haja falta ou desistência de profissionais.

Público Alvo

A pesquisa tem como público alvo crianças e adolescentes de 5, 12 e 15 anos - com termo de consentimento dos pais e responsáveis - jovens de 19 anos, adultos de 35 e 44 anos e idosos de 65 e 74 anos.

Cronograma inicial

O cronograma iniciará com treinamento dos profissionais envolvidos para, então, iniciarem as coletas dos dados em domicílios.

29/03 - Treinamento dos arroladores

13/04 - Dúvidas dos arroladores

18/04 - Treinamento dos anotadores e examinadores

27/04 - Início da Coleta de dados

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.