Prefeitura de Maceió visita quase 2 mil imóveis durante ações de combate à Leptospirose

Dia D de Combate à Leptospirose aconteceu no fim de semana e proporcionou à população serviços de saúde, limpeza urbana e infraestrutura

Marília Ferreira/Ascom SMS 25/07/2022 às 14:24
Prefeitura de Maceió visita quase 2 mil imóveis durante ações de combate à Leptospirose
Iniciativa busca prevenir a doença e identificar casos sintomáticos de pessoas que tiveram contato com água de enchentes. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió realizou, nos dias 22, 23 e 24 de julho, ações de combate à leptospirose em bairros e pontos estratégicos da capital (Bom Parto, Levada, Mercado da Produção, Vergel do Lago e Orla Lagunar). Intitulado como ‘Dia D de Combate à Leptospirose’, a iniciativa foi um esforço conjunto entre secretarias municipais para prevenir a doença e identificar casos sintomáticos de pessoas que tiveram contato com água da chuva, buscando tratá-las de forma precoce. 

Na ação, 1.956 imóveis foram cadastrados. Destes, 1.294 imóveis receberam os agentes de combate às endemias e de epidemiologia da Prefeitura, que realizaram orientações aos moradores quanto ao risco da proliferação de roedores, distribuição de hipoclorito de sódio (utilizado para higienização dos locais) e também a busca de casos sintomáticos de leptospirose, para encaminhar a população às unidades de saúde, evitando um agravamento da doença.

“O resultado da ação foi positivo. Conversamos com a população de risco e passamos todas as orientações necessárias sobre a Leptospirose, para que não venham acontecer casos graves desta doença. As pessoas que apresentaram algum sintoma encaminhamos para uma unidade de saúde, que dará a assistência médica que elas precisam”, destaca Carmem Samico, gerente do Programa de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos de Maceió.

Ônibus da Vacina disponibilizou vacinação contra Influenza e Covid-19. Foto: Ascom SMS
Ônibus da Vacina disponibilizou vacinação contra Influenza e Covid-19. Foto: Ascom SMS

O Dia D de Combate à Leptospirose também disponibilizou vacinação contra a Covid-19 e Influenza na estrutura do Ônibus da Vacina e atendimentos clínicos para casos sintomáticos na Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Melo, localizada no Bom Parto. Em média, 30 casos sintomáticos para Leptospirose foram registrados pela Coordenação Geral de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Em relação à vacinação, foram aplicadas 405 doses contra a Gripe e 413 doses contra a Covid-19.

Os agentes da Vigilância Sanitária também participaram da ação realizando a busca ativa de casos suspeitos da doença, com medição de temperatura e inspeção de estabelecimentos comerciais que possam ter indícios da presença de roedores.

Além dos serviços de prevenção levados pela saúde, a ação contou com a parceria da Superintendência Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que fez a revisão e intervenção de galerias e canais da região; da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), com limpeza urbana de toda a região e ações de educação ambiental com os moradores; e Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), com apoio às ações realizadas nos mercados públicos da capital.

Na próxima quarta-feira (27), as mesmas ações serão realizadas no Mercado do Benedito Bentes e na sexta-feira (29), no Mercado do Tabuleiro do Martins.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.