Prefeitura de Maceió realiza Dia D do Outubro Rosa no Benedito Bentes

Serviços de saúde e autocuidado foram levados às mulheres do bairro, no estande do Saúde da Gente da Mulher instalado no Conjunto Aprígio Vilela

Marília Ferreira/Ascom SMS 27/10/2022 às 15:01
Prefeitura de Maceió realiza Dia D do Outubro Rosa no Benedito Bentes
Mulheres contaram com mastologista, solicitação de mamografia, consulta clínica, ginecológica e outros serviços. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Durante todo o mês de outubro, os maceioenses foram mobilizados pelas inúmeras ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. E, nesta quinta-feira (27), não foi diferente. Com o propósito de intensificar as atividades voltadas às mulheres da capital, a Prefeitura de Maceió realizou o Dia D do Outubro Rosa. A iniciativa contou com diversos serviços de saúde e autocuidado e ocorreu no estande do Saúde da Gente da Mulher, no Conjunto Aprígio Vilela (Rua Genilda da Silva Porto), no Benedito Bentes.

Nesta semana, a tenda de Saúde da Mulher já está beneficiando o público feminino do bairro com consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, vacinação, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, Cadastro Único, entre outros.

Além desses serviços, o Dia D da campanha ofertou às mulheres ações de autocuidado, como cortes de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas;  atendimento com mastologista, palestras sobre câncer de mama, atividade de relaxamento com fisioterapeuta, inserção de DIU (para quem já fez os exames prévios, citologia e USG transvaginal), música ao vivo, lanche saudável e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. 

“Desde o início do programa estamos focando nos serviços de rastreamento de câncer de colo uterino e câncer de mama, que é o tema abordado pela campanha Outubro Rosa. E, nesta ação, trouxemos uma mastologista para analisar exames de imagem e solicitar a mamografia, além de fazer as orientações necessárias e reforçar a importância da prevenção a essas doenças. Nosso intuito é fazer com que todas as mulheres se conscientizem e passem a se cuidar ainda mais”, destaca a supervisora do Programa Saúde da Gente, Beatriz Souza.

Supervisora do Saúde da Gente, Beatriz Souza, destacou que o foco da frente de Saúde da Mulher sempre foi no rastreamento de câncer de mama e colo uterino. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Supervisora do Saúde da Gente, Beatriz Souza, destacou que o foco da frente de Saúde da Mulher sempre foi no rastreamento de câncer de mama e colo uterino. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Autocuidado 

Reconhecida mundialmente por enfatizar a importância do autocuidado entre as mulheres, a campanha Outubro Rosa leva em consideração, principalmente, a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. A moradora do Aprígio Vilela, Maria do Carmo da Silva, sabe bem disso. Ela esteve presente na ação, fez a consulta com a mastologista e já pegou a solicitação do exame de mamografia.

“Eu vim para essa ação, justamente, para pegar a solicitação do exame de mamografia. Estou precisando fazer. Agora, já tenho ela em mãos e vou em uma unidade de saúde realizar o exame. Eu tenho uma irmã de criação que teve câncer e precisou retirar uma mama, infelizmente. Por isso temos que nos cuidar. Estou aqui para cuidar da minha saúde e peço para que todas mulheres também façam seus exames e cuidem da saúde”, comenta.

Marcela Alves é técnica de enfermagem e esteve presente no Dia D para realizar o recadastramento do NIS. Ela aprovou a iniciativa da Prefeitura de Maceió, voltada ao público feminino, em alusão ao Outubro Rosa.

“Achei maravilhoso trazer esses serviços de autocuidado para elevar a autoestima das mulheres, além, claro, dos serviços de saúde que estão sendo ofertados. Aqui não tem burocracia, é de graça, o atendimento é ótimo. Então, só digo às mulheres que venham e cuidem de sua saúde”, pontua. 

Marcela Alves aprovou a iniciativa da Prefeitura de Maceió. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Marcela Alves aprovou a iniciativa da Prefeitura de Maceió. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Saúde da Gente

Considerado o maior programa de saúde itinerante do Brasil, o Saúde da Gente possui cinco frentes de atuação e já realizou mais de 90 mil atendimentos na capital alagoana. O objetivo do programa é levar assistência em saúde para os mais diversos bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social. 

A Saúde da Mulher, uma das frentes de atuação do programa, já realizou quase 9 mil atendimentos ao público feminino.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.