Prefeitura de Maceió oferta serviços de saúde nas prévias de Carnaval deste fim de semana

Atendimento médico, nutricional, fisioterapia e distribuição de preservativos são algumas das ações destinadas aos foliões

Marília Ferreira/Ascom SMS 09/02/2023 às 15:07
Prefeitura de Maceió oferta serviços de saúde nas prévias de Carnaval deste fim de semana
Foliões vão contar com serviços de saúde nas prévias carnavalescas. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

As últimas festas das prévias de carnaval na capital alagoana acontecem neste fim de semana, de 10 a 12 de fevereiro. E para que a população se divirta com segurança e cuidado, a Prefeitura de Maceió levará diversos serviços de saúde aos foliões da cidade. A iniciativa será executada pela secretaria de Saúde da capital.

No tradicional Jaraguá Folia e no Camarote Celebration do Pinto da Madrugada, os foliões poderão contar com a assistência de uma equipe multidisciplinar do Saúde da Gente formada por psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos.

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) também estará presente durante as prévias carnavalescas deste fim de semana. O órgão contará com duas equipes, tanto no Jaraguá Folia quanto nos camarotes e desfiles de blocos da orla marítima, para realizar a fiscalização dos ambulantes, com o intuito de minimizar riscos sanitários e garantir a segurança alimentar dos foliões.

“As fiscalizações durante as prévias carnavalescas não podem parar. Estaremos com duas equipes observando o manuseio, acondicionamento e comercialização dos alimentos e bebidas entre os ambulantes, para que a saúde de todos os foliões seja assegurada”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, situado na orla de Ponta Verde, seguirá com o atendimento normal à população, das 8h às 21h, durante as prévias de carnaval, disponibilizando aferição de pressão arterial, aferição de temperatura, verificação de glicemia, curativos, avaliação nutricional, fisioterapia, liberação miofascial, ventosaterapia, psicologia, vacinação, teste rápido para HIV, sífilis, Covid-19 e hepatites B e C. 

Prevenção às ISTs 

E para enfatizar a importância de usar camisinha para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis, o Bloco do Prazer também marcará presença nas ruas do Jaraguá, nesta sexta-feira (10). Organizado pela Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, o Bloco do Prazer está em sua 27ª edição levando orientações e realizando a distribuição de preservativos durante a festa.

“O nosso objetivo é levar uma mensagem de prevenção aos foliões. Neste período de carnaval, estamos intensificando a distribuição de preservativos e garantindo a acessibilidade à todas as pessoas que tenham necessidade de fazer uso do insumo como forma de se prevenir de uma IST ou gravidez não programada”, afirma a técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais, Tereza Carvalho.

Ao todo, a Prefeitura de Maceió ofertou 350 mil preservativos masculinos e femininos destinados às prévias carnavalescas da capital.

Prefeitura de Maceió oferta serviços de saúde nas prévias de Carnaval deste fim de semana
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.