Prefeitura de Maceió leva ações de saúde para a casa das pessoas na comunidade do Reginaldo

Profissionais de saúde percorreram toda a comunidade levando atendimentos até a casa dos moradores

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 11/08/2022 às 15:02
Prefeitura de Maceió leva ações de saúde para a casa das pessoas na comunidade do Reginaldo
Atendimentos nesta quinta-feira se concentraram no Reginaldo (Poço). Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Com o objetivo de levar assistência em saúde para comunidades mais vulneráveis, o programa Saúde da Gente realizou nesta quinta-feira (11), atendimentos nas grotas do Reginaldo, no Poço. No local, as equipes de saúde visitaram as casas dos moradores para identificar as principais demandas da comunidade e fazer os encaminhamentos necessários, como exames clínicos.

Uma das pessoas beneficiadas pela ação da frente Saúde nas Grotas foi Claudeane Medeiros. A moradora está grávida e precisava de um encaminhamento para exame de ultrassom.

“Nunca vi esse tipo de atendimento por aqui, é muito bom, pois facilita demais o nosso acesso a exames e consultas. Precisava de um ultrassom e já consegui encaminhamento pra fazer na tenda. A assistente social viu meus benefícios sociais para saber se estava tudo certo. Uma maravilha”, revela.

A enfermeira responsável pela equipe do Saúde nas Grotas, Izabelle Acioly, explica quais os principais serviços oferecidos à população.

“Geralmente encontramos famílias com pouco acesso à saúde, que estão distantes dos postos. Então, ao chegar na residência dessas pessoas nós fazemos consultas de enfermagem, nutrição, fisioterapia, temos um assistente social na nossa equipe que já verifica se a família tem benefícios, se estão recebendo de forma regular”, afirma.

Enfermeira responsável pela equipe do Saúde nas Grotas, Izabelle Acioly, coordena atendimento. Foto: Victor Vercant/SMS
Enfermeira responsável pela equipe do Saúde nas Grotas, Izabelle Acioly, coordena atendimento. Foto: Victor Vercant/SMS

“Em nossas visitas também encontramos muitas mulheres que não faziam os exames ginecológicos há muitos anos, que não faziam pré-natal e estamos encaminhando essas situações para a tenda do Saúde da Gente e para os postos de referência no Município. Encontramos também muitos casos de idosos que não conseguem se locomover pelas escadarias, que precisam de curativos, diabéticos e hipertensos com taxas desreguladas e damos encaminhamento a todas essas situações”, completa Izabelle Acioly, enfermeira responsável pelo Saúde nas Grotas.

Maria Rosinete também é moradora do Reginaldo. Ela recebeu a visita dos profissionais de saúde em casa.

“Há muito tempo estávamos precisando desse tipo de ação na comunidade. Hoje verifiquei minha pressão, aprendi exercícios de fisioterapia pra fazer em casa. Temos muita dificuldade de sair daqui para ir ao médico, então esse serviço facilita muito. É a primeira vez que nossa comunidade conta com isso e estou amando a novidade”, conta a moradora.

Vizinha de Maria Rosinete, Maria de Fátima Albuquerque, também recebeu visita dos profissionais, que fizeram uma triagem e o preenchimento de uma ficha de acompanhamento da paciente, que é diabética.

“Sou diabética e o pessoal aqui já mediu minha glicose, amanhã já vou fazer exame de sangue, me consultar com médico lá na tenda para acompanhar a doença. É um serviço muito bom esse, nunca vi ninguém vir a nossa casa para tratar da nossa saúde”, diz.

Os moradores do local, além dos atendimentos com a equipe multiprofissional, também contaram com encaminhamentos para psicólogos, exames mais complexos voltados para a saúde da mulher e para especialidades médicas como cardiologia e cirurgia.

Benefício - Eric Johnson Ferreira também é morador do Reginaldo e destaca que a iniciativa da Prefeitura de Maceió vai beneficiar quase 20 mil pessoas que moram na comunidade.

“O Saúde da Gente veio para revolucionar a saúde em nossa comunidade. Aqui é um bairro muito esquecido por outras gestões e autoridades e hoje podemos beneficiar muitas pessoas, que muitas vezes, não podem se locomover de suas casas até um serviço de saúde. Aqui nunca chegava nada e agora está chegando. Agradeço a Prefeitura de Maceió por essa visão humanitária para o Vale do Reginaldo”, frisa.

Morador do Vale do Reginaldo, Eric Johnson Ferreira, aprova ação da Prefeitura de Maceió. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Morador do Vale do Reginaldo, Eric Johnson Ferreira, aprova ação da Prefeitura de Maceió. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Como acessar os serviços?

Os atendimentos do Saúde da Gente funcionam de domingo a domingo, das 8h às 20h e permanecem em cada localidade por um período de sete dias. Para ter acesso aos serviços, basta o cidadão apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.