Prefeitura de Maceió intensifica vacinação contra a Influenza

Município tem investido em estratégias, visando aumentar a adesão da população à vacina contra a Influenza

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 26/05/2023 às 12:34
Prefeitura de Maceió intensifica vacinação contra a Influenza
Vacinação contra a Influenza é intensificada em Maceió. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Contando com suas 68 Unidades de Saúde vacinando contra a Influenza, além de pontos fixos espalhados por toda a cidade, a Prefeitura de Maceió segue priorizando a proteção dos maceioenses contra a doença. A capital é uma das que mais vacina no Nordeste, segundo dados do Localiza SUS, do Ministério da Saúde.

Acelerar a vacinação de sua população sempre foi uma prioridade da gestão do prefeito JHC, que desde o início, tanto para a Influenza, quanto para a Covid-19, estruturou uma central para recebimento de insumos, adquiriu novos equipamentos, contratou profissionais e abriu novos pontos de vacinação, inclusive com vacinação itinerante, levando proteção para mais perto da população em diversos bairros e comunidades de Maceió.

Segundo a médica infectologista da SMS, Mardjane Lemos, é muito importante que os grupos de risco procurem se vacinar em um dos pontos da capital. “Os vírus da Influenza estão circulando. Existe uma chance de prevenção muito grande das complicações e dos óbitos através das vacinas que estão disponíveis no SUS. A Influenza e a Covid-19 podem ser tomadas de forma simultânea, uma em cada braço, ou se a pessoa optar por tomar em dias diferentes não tem intervalo mínimo”, explicou a médica.

Diversas Unidades de Saúde de Maceió também estão realizando ao longo de todo o mês de maio, mobilizações para incentivar a população se vacinar, como a realização do Dia D, quando personagens lúdicos como Zé Gotinha estão em escolas municipais, entre outras iniciativas para chamar a atenção da população para a importância de se imunizar.

Onde encontrar a vacina?

Atualmente, a imunização é realizada em todos os postos de saúde da capital (das 7h às 17h), sendo 15 em horário estendido com o Corujão da Saúde (das 7h às 21h); nos shoppings Pátio (Cidade Universitária - das 15h às 21h, de segunda a sábado e das 12h às 18h, no domingo) e Maceió (Mangabeiras - das 9h às 21h, de segunda a sábado); no Centro de Atendimento ao Turista (na Ponta Verde - das15h às 21h, todos os dias); e nas comunidades de Maceió que recebem o Brota na Grota (das 9h às 16h) e o Saúde da Gente (das 8h às 20h).

Maceió conta hoje com 26,39% de seu público prioritário vacinado contra a Influenza, estando à frente de capitais como Goiânia (GO), com 26,19%; São Luís (MA), com 25%; Palmas (TO), com 24,21% de sua população vacinada; Porto Velho (RO), que registra 23,99%; Teresina (PI), com 23,64%; Natal (RN), apresentando 23,15% de cobertura; Salvador (BA), com 21,65%; Belém (PA), 21,6%; Forteleza (CE), 16,67%, e Rio Branco (AC), com apenas 12,54% de seu público-alvo vacinado.

Cadastro de idosos acamados

Para o cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;

Telefone: (82) 3312-5589;

E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.