Prefeitura de Maceió celebra o mês das crianças com animação e atividades de educação em saúde

Atendimentos ao público infantil vão permanecer no Cananã até o domingo (16)

Marília Ferreira/Ascom SMS 14/10/2022 às 13:58
Prefeitura de Maceió celebra o mês das crianças com animação e atividades de educação em saúde
Frente de saúde infantil permanece com atendimentos às crianças até o domingo (16). Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Em comemoração ao Dia das Crianças e ao mês dedicado aos pequenos, a Prefeitura de Maceió promoveu, nesta sexta-feira (14), uma série de ações voltadas ao público infantil da capital. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), a iniciativa é fruto do trabalho desenvolvido pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança. O evento festivo ocorreu de forma integrada com o Programa Saúde da Gente, no stand de Saúde Infantil que, nesta semana, está situado no bairro Canaã, levando serviços de saúde para as crianças da localidade.

A primeira-dama de Maceió, Marina Candia, esteve presente na ação e enfatizou os atendimentos oferecidos pelo programa itinerante.

Primeira-dama de Maceió, Marina Candia, esteve presente durante a festividade das crianças. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Primeira-dama de Maceió, Marina Candia, esteve presente durante a festividade das crianças. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

"O Saúde da Gente está aqui no Canaã, até esse domingo, trazendo atendimentos para as crianças do bairro. Aqui temos oftalmologista, pediatra, psicólogo, aplicação de todas as vacinas para a criançada e outros serviços. O Saúde da Gente é o maior programa de saúde itinerante do Brasil, sendo o maior sucesso em nossa capital. É mais uma inovação da gestão JHC para o povo maceioense. E hoje também está tendo muita animação com apresentações infantis e atividades educativas, para comemorar o mês das nossas crianças”, pontua. 

A ação contou com teatro sobre saúde bucal, personagens infantis, pintura de rosto, brincadeiras e banda Brincar com Você foram atrações infantis que garantiram a animação da garotada e tiveram o apoio da Gerência de Saúde Bucal da SMS, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Além disso, os profissionais da Saúde fizeram a distribuição de brinquedos que, anteriormente, foram doados pelos próprios servidores da pasta. 

Na ocasião, além das atividades recreativas, as crianças também tiveram acesso aos atendimentos de saúde disponibilizados pelo Saúde da Gente na frente de Saúde Infantil, que está ofertando vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.  

“Programamos um dia muito especial para as crianças aqui do Canaã, com o objetivo de trazer muita alegria e diversão. Durante a recreação, elas também puderam ouvir sobre a importância de cuidar bem da saúde. Aqui no Canaã temos até esse domingo a frente de Saúde Infantil, que está garantindo assistência em saúde à criançada. E poder promover animação e reforçar os cuidados com a saúde através de atividades educativas em um só lugar é maravilhoso”, destaca a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira.

Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A enfermeira do Programa Saúde da Criança, Camila Alves, ressalta que a festividade proporcionou atividades de educação em saúde para os pequeninos.

“É um momento para celebrar o Dia das Crianças, garantindo muita diversão e educação em saúde para as crianças. Estamos ressaltando a eles e aos pais os serviços que também estão sendo ofertados pelo Saúde da Gente, um programa itinerante que, nesta semana, está trazendo assistência em saúde para as crianças do Canaã”, afirma.

Enfermeira do Programa Saúde da Criança, Camila Alves. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Enfermeira do Programa Saúde da Criança, Camila Alves. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.