Prefeitura de Maceió beneficia mulheres da Vila Brejal com ações do projeto ‘Empodera Mulher na Comunidade’

Serviços de saúde, assistência, cultura, beleza e lazer foram levados até as moradoras da comunidade; ação faz parte da programação da campanha Março Lilás

Marília Ferreira/Ascom SMS 17/03/2022 às 16:00
Prefeitura de Maceió beneficia mulheres da Vila Brejal com ações do projeto ‘Empodera Mulher na Comunidade’
Prefeitura leva multisserviços às mulheres da Vila Brejal. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

As ações da campanha Março Lilás - mês de prevenção do câncer de colo uterino - seguem mobilizando a capital alagoana. Como parte do cronograma do mês da mulher, a Prefeitura de Maceió levou, nesta quinta-feira (17), o projeto ‘Empodera Mulher na Comunidade’ para as moradoras da Vila Brejal, no bairro Levada. Na ocasião, as mulheres foram beneficiadas com serviços de saúde, assistência, cultura, beleza, lazer e orientações. 

As mulheres da região puderam contar com serviços de saúde como testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, aferição de pressão e glicemia, vacinação contra Covid-19 e HPV e encaminhamento para exames ginecológicos. Na área da assistência social, as moradoras da Vila Brejal foram contempladas com os serviços do Cadastro Único (CadÚnico) - inscrição e atualização cadastral -, serviços dos programas Auxílio Brasil,  Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Criança Alagoana (CRIA).

Já no setor de trabalho e emprego, a população foi beneficiada com cadastro e agendamento para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social, participação de programas de qualificação em serviços, com oficinas de produção de sabão e detergente, coleta seletiva, quitanderia de frutas, educação ambiental e brinquedos sustentáveis. Além disso, serviços de assistência jurídica e direito do consumidor também foram realizados no local.

“Ações como essa são importantes porque levam até a população serviços de diversas áreas. Quando temos esse contato direto com a comunidade, observamos as necessidades do povo e o que deve ser melhorado em nossa capital. Por isso, o resultado do Empodera Mulher só pode ser positivo, pois estamos promovendo várias atividades em um só lugar para beneficiar as mulheres da Vila Brejal”, destacou o vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa. 

Vice-prefeito Ronaldo Lessa participou da ação e disse que as mulheres precisam se priorizar e cuidar mais da saúde. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Vice-prefeito Ronaldo Lessa participou da ação e disse que as mulheres precisam se priorizar e cuidar mais da saúde. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Em relação à campanha Março Lilás, o vice-prefeito ressalta que as mulheres precisam se priorizar e cuidar mais da saúde. “O Março Lilás é uma campanha que faz um alerta à prevenção do câncer de colo do útero. Muitas vezes algumas mulheres colocam suas necessidades em segundo plano, deixam de cuidar de si para dar atenção aos seus familiares, à sua casa ou ao seu trabalho. Mas é necessário frisarmos que a saúde deve ser prioridade, pois ela é o maior bem que podemos ter”, pontuou. 

A secretária-adjunta da Saúde de Maceió, Gisele Mascarenhas, disse que as mulheres maceioenses podem contar com serviços de saúde ofertados pelo Município. “O mês de março se destaca por ser o mês da mulher, mês que reforça a importância de cuidarmos bem da nossa saúde. E nossa missão também é cuidar das mulheres maceioenses, garantindo assistência e saúde para todas elas. Estamos à disposição para que as mulheres guerreiras da nossa capital possam usufruir os serviços de saúde do SUS com qualidade”, disse. 

Secretária-adjunta da Saúde de Maceió, Gisele Mascarenhas. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Secretária-adjunta da Saúde de Maceió, Gisele Mascarenhas. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“O projeto Empodera Mulher na Comunidade visa trazer serviços de dignidade, cidadania e empoderamento para todas as mulheres. Durante o mês de março, todas as mulheres maceioenses serão exaltadas e beneficiadas com diversas atividades que buscam orientá-las, dar assistência, elevar a autoestima e proporcionar mais saúde para todas elas”, informou a coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes.

Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, ressaltou a importância da ação, destacando a capacidade de transformar a vida das mulheres contempladas. "Uma atividade como essa mostra o quanto a Prefeitura se importa com as mulheres maceioenses. Alguns serviços oferecidos pela Sudes podem virar uma chave na cabeça das participantes. As oficinais de sabão e de brinquedos sustentáveis são oportunidades de mudar de vida, de ter uma renda extra e ainda ajudar na preservação do meio ambiente e na limpeza da localidade", revelou.

Usuárias aprovam o projeto

A dona de casa e moradora da Vila Brejal, Adriana dos Santos, aprovou a iniciativa da Prefeitura e disse que foi muito bom receber os serviços perto de casa. “Muitas pessoas não têm como ir até os locais que oferecem esses serviços, por isso achei maravilhoso trazer tudo isso até a nossa comunidade. Eu já estava precisando tomar a dose de reforço contra a Covid-19, aproveitei a oportunidade e já me vacinei”, relatou.

Moradora da Vila Brejal, Adriana dos Santos, se vacinou contra a Covid-19. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Moradora da Vila Brejal, Adriana dos Santos, se vacinou contra a Covid-19. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“Gostei muito da ação, fui bem atendida pelos profissionais. Antes não víamos ações como essa aqui em nossa comunidade, por isso só tenho que agradecer à Prefeitura por trazer tudo isso até nós”, comentou a dona de casa e também moradora da Vila Brejal, Cícera Vieira.

Durante o evento, as mulheres também receberam orientações por meio de palestras sobre saúde da mulher, prevenção ao câncer de colo de útero e empoderamento feminino. Elas também contaram com serviços que buscaram elevar a autoestima, como cortes de cabelo, hidratação e escova. Apresentações culturais, musicais, fitdance e zumba garantiram o momento de lazer e animação das moradoras da Vila Brejal. No local, as crianças também tiveram um espaço voltado para elas, onde puderam participar de brincadeiras com os tutores responsáveis.

Moradora da Vila Brejal, Cícera Vieira, foi atendida pela Prefeitura. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Moradora da Vila Brejal, Cícera Vieira, foi atendida pela Prefeitura. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O projeto

O ‘Empodera Mulher na Comunidade’ é uma iniciativa do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres e acontece em parceria com diversas Secretarias e órgãos municipais. O Empodera Mulher faz parte da programação do mês da mulher e pretende beneficiar as mulheres maceioenses com diversas atividades que garantem saúde, assistência, beleza, cultura e lazer. A próxima ação do projeto vai acontecer no dia 25, das 9h às 19h, na Praça Padre Cícero, localizada no Benedito Bentes.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.