Prefeitura assina ordem de serviço para construção de UPA na Santa Lúcia
Cerimônia ocorreu no terreno onde será construída a UPA e contou com a presença do Prefeito JHC e do secretário de Saúde, Pedro Madeiro
O Prefeito JHC assinou na manhã desta segunda-feira (8) a Ordem de Serviço para o início das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Lúcia. Serão investidos R$ 4 milhões de recursos oriundos do Ministério da Saúde, sem contrapartida financeira do município. O recurso será destinado tanto para a construção da estrutura física quanto para a compra de equipamentos e insumos para o funcionamento da unidade.
A unidade que será construída no Santa Lúcia será de porte III, com 15 leitos de internação, sendo quatro de observação infantil, oito de observação adulto, dois leitos em quartos individuais, cinco leitos de emergência adulto e um leito de emergência infantil. A UPA funcionará 24 horas, todos os dias da semana, contando com uma equipe assistencial qualificada para atender as necessidades da região. Esse equipamento tem capacidade para 250 atendimentos diários.
A UPA 24 horas é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária, que, articulado com a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar, tem como objetivo contribuir na melhoria do funcionamento da Rede de Atenção às Urgências (RAU). As obras da UPA são de responsabilidade da construtora Seabra, vencedora de processo licitatório, e tem previsão de conclusão até dezembro deste ano.
Comunidade de parabéns
A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, representantes da Saúde, vereadores, deputados estaduais e federais, e secretários municipais. A população do bairro também prestigiou de perto o evento.
“Gostaria de agradecer à comunidade por essa oportunidade e por poder fazer isso por todos vocês. Contribuiremos para dar celeridade à obra, que vai proteger vocês e a família de vocês com uma equipe qualificada. Com muita dedicação, faremos uma saúde de qualidade, fortalecendo nosso sistema municipal. Quem está de parabéns hoje é a comunidade por essa conquista. Basta termos recursos, pois projetos para dar andamento nós temos”, destaca JHC.
Já o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, agradeceu à comunidade por ceder o espaço onde será construído o equipamento de saúde. “Agora, quando alguém precisar de atendimento de urgência aqui na comunidade, vai ter, sem precisar se deslocar para outros bairros. Esse é um dia que ficará marcado para o bairro. Em dezembro estaremos aqui pra inaugurar”, comemora o gestor.
Para Iracema Xavier e Verônica Macedo, moradoras do bairro, a construção da UPA representa a realização de um sonho. “Estávamos precisando disso há muito tempo. As pessoas adoeciam e tinham que ir até o Benedito Bentes, Chã da Jaqueira. Nosso maior desejo era ter essa UPA aqui na comunidade. Estamos muito felizes. Agradecemos ao prefeito por trazer melhorias para todos nós”, comemora Verônica.
A Ordem de Serviço foi assinada pelo Prefeito JHC; pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro; pela secretária-adjunta de governança da SMS, Célia Maria Rodrigues; pelo adjunto de gestão em Saúde, Aldo Calaça; por Carolina Barreto, coordenadora de Engenharia da SMS; Giselle da Silva Mascarenhas, Diretora de Gestão Administrativa da SMS e na condição de testemunhas a vereadora Gaby Ronalsa; a diretora de Planejamento da SMS, Sônia Moura e pelas moradoras do bairro, Verônica Macedo e Iracema Xavier.
Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.