Prefeitura recebe selo de acreditação da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde

Entrega do Selo comprova a competência e excelência do serviço prestado pela Ouvidoria do SUS de Maceió

Ana Cecília da Silva - Ascom SMS 20/01/2023 às 13:14
Prefeitura recebe selo de acreditação da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde
Durante o recebimento do Selo, prefeito JHC destacou a evolução dos serviços de saúde em Maceió. Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, recebeu nesta sexta-feira (20) o selo de Acreditação da Ouvidoria do SUS. Maceió é a primeira capital a receber este reconhecimento que comprova a competência e excelência do serviço prestado. A Ouvidoria do SUS de Maceió é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma das mais bem-sucedidas experiências na área de ouvidorias do país.

“Com muita alegria, Maceió está recebendo o selo de Acreditação da nossa Ouvidoria SUS e isso significa a melhoria do atendimento dos nossos usuários. Quem está certificando isso é uma instituição com muita credibilidade como a Fiocruz. É uma honra compartilharmos essa conquista e ter a nossa capital como referência para todo o país”, comemora o prefeito de Maceió, JHC.

O selo de Acreditação é uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Para Célia Fernandes, secretária municipal de Saúde, esse reconhecimento é resultado do compromisso de toda a gestão. “Recebermos esse selo é uma alegria, pois comprova que estamos fazendo a diferença na vida dos maceioenses. Saúde não se faz só, então agradeço a todos que estiveram presentes nesse processo e buscamos em 2023, avançar ainda mais”, afirma.

O projeto de Acreditação Institucional está trabalhando com 24 ouvidorias estaduais, municipais e hospitalares por todo o Brasil e Maceió saiu na frente e completou sua autoavaliação, avaliação externa e a acreditação propriamente dita. A Acreditação Institucional visa integrar as ouvidorias num sistema com alto padrão de qualidade para ser referência em desempenho e resolutividade.

A Ouvidora do SUS, Josiene Moreira, fala sobre a emoção do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. “O recebimento desse selo veio para mostrar que estamos no caminho certo. O número de resolutividade de 98% mostra que buscamos resolver a demanda do cidadão que nos procura. Neste selo está a marca não só da equipe e da gestão, mas a marca de todo o cidadão que confiou na credibilidade do nosso trabalho. Nos honra muito que sejamos a primeira do Brasil a receber esse selo”.

Fernando Bessa é coordenador do Projeto de Acreditação de Ouvidorias do SUS do Brasil e pesquisador da Fiocruz e revela que a Ouvidoria do SUS de Maceió se destaca pelo dinamismo de suas ações. “Não à toa que foi a primeira ouvidoria participante do projeto a ser acreditada em tempo bastante ágil. A Ouvidoria não é uma mera ferramenta de gestão, é algo mais que isso, ela consiste num elemento estratégico importante para a a implementação e execução de políticas públicas”.

A entrega do selo de Acreditação também contou com a presença das Ouvidorias da AAPPE – Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais, Adefal – Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, Associação Pestalozzi de Maceió e HUPAA – Hospital Universitário Alberto Antunes, que fazem parte da rede de Ouvidorias de Maceió.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.