População da parte alta de Maceió comemora entrega da UPA Santa Lúcia
Nova unidade deve beneficiar mais de 250 mil pessoas de bairros como Santa Lúcia, Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins, entre outras localidades
A UPA Santa Lúcia, inaugurada na última segunda-feira (11), é mais um equipamento da saúde pública que beneficiará mais de 250 mil pessoas de diversos bairros de Maceió com atendimentos de urgência e emergência, sendo uma ponte entre a Atenção Básica e a Hospitalar. Desde o início de suas atividades, no dia 27 de fevereiro, a unidade já realizou mais de 1.400 atendimentos à população.
Uma das pessoas beneficiadas foi Sueli Vieira, moradora do bairro Antares, que levou o filho para ser atendida na UPA Santa Lúcia e aprovou o novo equipamento. “Já fui atendida aqui e foi muito rápido. Antes, eu tinha que ir para a UPA do Benedito Bentes, que por conta de demanda, acabava demorando mais e acho que esse novo local, o atendimento vai melhorar muito”, destaca.
A nova Unidade de Pronto Atendimento está preparada para atender de 200 a 300 pessoas por dia e oferece aos usuários consultas com clínico geral, ortopedista e pediatra, além de exames como eletrocardiograma, Raios-X e exames laboratoriais. Além disso, são oferecidos 19 leitos de observação e 17 poltronas de estabilização/medicação.
O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, comemora a entrega de mais um equipamento de saúde para a capital alagoana. “Com essa inauguração, entregamos à população da Santa Lúcia, Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e demais bairros e adjacências um equipamento que vai aliviar as pressões do SUS. Aqui contamos com atendimentos 24 horas, sete dias por semana, com diversos exames, que ajudarão a garantir um acesso completo do usuário na média complexidade. Nossas UPAs também regulam esses usuários para o Hospital da Cidade, que darão continuidade àqueles casos que necessitarem”.
Walma Marinho, diretora da UPA Santa Lúcia, destaca que a procura por atendimentos no local tem sido alta desde o primeiro momento. “Recebemos nesses primeiros dias muitos pacientes dos bairros Salvador Lyra, Antares, Tabuleiro do Martins, Clima Bom e até mesmo de outros municípios como Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte. Com essa entrega, vamos ajudar a desafogar nossa unidade do Benedito Bentes e dar um melhor atendimento a toda a população”, pontua.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Lúcia teve um investimento de R$ 4.813.980,31, destes, sendo R$ 4 milhões do Ministério da Saúde. A UPA é um estabelecimento de complexidade intermediária, que articulado com a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.