PET-Saúde Equidade promove autocuidado e bem-estar para servidores

Ação realizada no auditório da DVS ofereceu massagem, auriculoterapia e aromaterapia

Wilson Smith/ Ascom SMS 17/10/2025 às 13:04
PET-Saúde Equidade promove autocuidado e bem-estar para servidores
Servidores da Saúde participam de atividade de bem-estar promovida pelo PET-Saúde Equidade. Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio do projeto PET-Saúde Equidade, realizou nesta sexta-feira (17), no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Jaraguá, uma atividade voltada ao autocuidado e bem-estar dos trabalhadores da saúde.

A iniciativa promoveu um momento de pausa e acolhimento, com práticas integrativas e complementares, que contribuem para a promoção da saúde, a prevenção de agravos e a melhoria da qualidade de vida.

Durante a ação, os servidores participaram de atendimentos em auriculoterapia, ventosaterapia, massagem relaxante, escalda-pés e aromaterapia, vivenciando momentos de relaxamento e conexão com o próprio corpo.

“Pensando especialmente nas trabalhadoras e trabalhadores da saúde, que tanto se dedicam, preparamos um momento especial e de autocuidado. Essa foi uma oportunidade de recarregar as energias”, destacou Tereza de Carvalho, uma das coordenadoras da iniciativa.

A atividade integra as ações do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) que tem como foco a promoção da equidade de gênero, raça, etnia, sexualidade e deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa visa fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, formando profissionais conscientes, humanizados e comprometidos com um cuidado mais inclusivo e sensível às diferentes realidades da população brasileira.

Entre os principais objetivos do programa estão a valorização dos trabalhadores do SUS, o combate às desigualdades estruturais e a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e acolhedores, com atenção à saúde mental e à prevenção da violência no trabalho.

O PET-Saúde é uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, desenvolvida por meio de grupos tutoriais compostos por estudantes, professores e profissionais da rede de saúde.

A Saúde realiza de forma integrada a supervisão do programa, desenvolvendo atividades práticas e educativas, que aprofundam a compreensão sobre as desigualdades no SUS e propõem soluções para promover a equidade no cuidado e nas relações de trabalho.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.