Pediatras participam de treinamento sobre comportamento suicida e automutilação

Ação foi levada aos profissionais do Hospital da Criança por meio da equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil

Marília Ferreira/ Ascom SMS 31/01/2025 às 14:16
Pediatras participam de treinamento sobre comportamento suicida e automutilação
Atividade fez parte da campanha Janeiro Branco, mês que reforça a importância da saúde mental. Foto: Cortesia

A Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, durante esta semana, mais uma ação alusiva à campanha Janeiro Branco, mês que reforça a importância do cuidado com a saúde mental.

A atividade ocorreu em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) e foi levada ao Hospital da Criança de Alagoas. Na oportunidade, profissionais do Capsi se dedicaram ao treinamento da equipe de pediatria hospitalar sobre automutilação e suicídio entre crianças e adolescentes.

Segundo a psicóloga da Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da SMS, Silvana Paula, a formação foi fundamental para o fluxo de saúde mental infantojuvenil. 

“Essa articulação junto ao Capsi, que é um serviço especializado, foi fundamental e de grande relevância para a Rede de Atenção Psicossocial, pois oportunizamos a formação de profissionais que atuam na área de emergência com crianças e adolescentes que chegam ao hospital em uma situação de risco, muitas vezes devido a uma tentativa de suicídio ou comportamento autolesivo”, afirmou. 

Janeiro Branco

Com o tema "Saúde Mental é para Todos", a SMS promoveu, ao longo do mês de janeiro, a campanha Janeiro Branco 2025, para reforçar o compromisso de sensibilizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Para alcançar o propósito, equipamentos de saúde da capital alagoana efetivaram diversas ações com foco na campanha. 

O Janeiro Branco é um movimento nacional criado em 2014 para sensibilizar a população sobre a importância de discutir a saúde mental e emocional. 

Em Maceió, a campanha integra ações intersetoriais e visa envolver profissionais de saúde, ONGs e a comunidade em um esforço conjunto para promover a saúde mental e desmistificar preconceitos.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.