Parceria garante saúde bucal a crianças de Maceió com microcefalia
Ação contou com a realização de procedimentos como avaliação bucal, aplicação de toxina botulínica e moldagem da cavidade bucal para confecção de aparelhos ortodônticos
Crianças com microcefalia receberam atendimento odontológico especializado na Unidade de Saúde da Família Robson Cavalcante, localizada no Benedito Bentes. A ação surgiu de uma parceria entre a Coordenação Técnica de Saúde Bucal de Maceió, a Associação Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (Afaeal) e a Universidade Paulista (Unip). O atendimento aconteceu na última quarta-feira (29).
A partir da iniciativa, as crianças tiveram acesso a procedimentos como avaliação bucal, aplicação de toxina botulínica nas glândulas salivares de pacientes com salivação excessiva e moldagem da cavidade bucal com scanner odontológico para posterior confecção de aparelhos ortodônticos.
A coordenadora técnica de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias, ressaltou a importância da parceria para a oferta de atendimento individualizado ao público com microcefalia.
“É uma união de forças que vem garantir assistência qualificada às crianças com microcefalia de nossa cidade. A parceria nos ajuda a trazer tratamentos que fazem a diferença e ofertam maior bem-estar e conforto para as crianças”, destacou.
A professora do Programa de Pós-graduação da Unip, Cristina Feijó, explica que o acompanhamento da saúde bucal de crianças com microcefalia é fundamental por ser um público que tende a apresentar muitos comprometimentos na boca.
“As crianças com microcefalia, muitas vezes, pelos comprometimentos neurológicos e musculares ou pelo difícil manejo de higienização bucal, podem desenvolver complicações na saúde bucal e, por isso, a ida ao dentista é crucial. Hoje, além da avaliação bucal e reforço das orientações sobre saúde da boca, nós realizamos aplicação de toxina botulínica em pacientes com salivação excessiva e trouxemos um scanner que consegue copiar o formato da arcada dentária do paciente sem precisar introduzir instrumentos na boca; isso trouxe grande conforto ao público”, pontuou Cristina.
A partir dessa moldagem, serão confeccionados aparelhos ortodônticos para as crianças, que serão instalados em janeiro de 2024 pela própria equipe da Unip. A continuidade do tratamento odontológico dos pequenos usuários será realizada pelos profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas do PAM e das Unidades de Referência da capital.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.