Parceria entre Einstein e Hospital da Cidade encerra semana de integração em Maceió
Trabalho conjunto entre unidades hospitalares segue fortalecido com o compromisso de promover inovação, humanização e excelência na saúde pública de Maceió

A semana de integração promovida pelo Hospital Albert Einstein, em parceria com o Hospital da Cidade, administrado pelo Maceió Saúde, foi concluída nesta sexta-feira (27), com balanço positivo das atividades realizadas e importantes encaminhamentos para o futuro da instituição.
Durante cinco dias de imersão, a equipe multidisciplinar do Einstein esteve presente em Maceió com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre os fluxos assistenciais e administrativos do Hospital da Cidade, além de orientar e capacitar os profissionais da unidade hospitalar e com foco na melhoria contínua da qualidade, da eficiência e da segurança do atendimento.
Para Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde, a consultoria representa um marco estratégico na consolidação do Hospital da Cidade como referência na saúde pública alagoana. Segundo a gestora, a consultoria tem contribuído para consolidar o Hospital da Cidade como referência em qualidade e eficiência, oferecendo mais segurança para os pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

"A parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein tem sido fundamental para o Hospital da Cidade. Tivemos uma semana intensa e muito rica, mas cada encontro, seja aqui em Maceió, São Paulo ou nas reuniões que acontecem frequentemente, representa sempre momentos de grande aprendizado. Ao buscarmos uma das instituições com maior expertise nacional e internacional, reforçamos a qualificação da nossa equipe, que já atua com uma forte cultura de humanização e qualidade", detalhou.
No campo da Tecnologia da Informação, também foram registrados avanços significativos. De acordo com Weskley Coultiman, assessor de T.I. do Maceió Saúde, a semana de atividades reforçou o compromisso com uma gestão cada vez mais analítica e inovadora.
"O hospital está avançando de forma consistente na construção e modelagem de indicadores estratégicos em Power BI, que servirão como ferramentas essenciais para apoiar a tomada de decisão da gestão. Paralelamente, estão em desenvolvimento projetos voltados à automação de processos, com o objetivo de elevar a eficiência operacional e reduzir gargalos administrativos", disse.
O Hospital da Cidade se prepara para incorporar soluções baseadas em inteligência artificial, que devem potencializar a capacidade analítica e preditiva da instituição. Outro marco relevante mencionado é a implantação do novo sistema de informação hospitalar (HIS), acompanhado da integração de sistemas complementares, com foco em garantir maior segurança, agilidade e qualidade no atendimento.
"Essa consultoria vem para complementar o que já praticamos e nos ajuda a oferecer um cuidado, cada vez mais seguro e de excelência, a todos os nossos pacientes. Todas essas iniciativas convergem para o propósito de maximizar a eficiência do serviço prestado e proporcionar à população um atendimento de excelência, alinhado ao mais alto padrão de qualidade, reafirmando o compromisso da atual gestão em oferecer um cuidado cada vez mais humanizado e inovador", frisou Iná Cardoso, diretora-técnica do Maceió Saúde.

As atividades desenvolvidas ao longo da semana incluíram oficinas sobre gestão de indicadores, análise de dados assistenciais, revisão de protocolos clínicos e definição do perfil do hospital. Um dos pontos de destaque foi o trabalho conduzido por Maurilio Flores, consultor de Analytics do Einstein, que se dedicou a compreender as necessidades da equipe assistencial e propor soluções práticas, baseadas em dados concretos da operação hospitalar.
Para isso, foram ouvidos os profissionais diretamente envolvidos na assistência, com o objetivo de entender como os dados são coletados, quais são os principais desafios enfrentados e de que forma esses indicadores podem ser utilizados na prática.
Maria Luiza, gerente assistencial do Einstein, ressaltou a importância de envolver os colaboradores na revisão de procedimentos e processos. A equipe trouxe uma base com cerca de 250 procedimentos básicos para discutir com os profissionais do hospital, propondo práticas mais eficientes, com foco na segurança e no aprimoramento técnico, contribuindo também para o desenvolvimento dos colaboradores.
Entre os próximos passos, estão a retomada dos serviços de hemodinâmica, a ampliação de leitos e a consolidação do Hospital da Cidade como um espaço de formação e capacitação para estudantes das áreas da saúde. A proposta é permitir que os futuros profissionais conheçam de perto a prática médica em Alagoas, sendo preparados para atender às principais necessidades da população e os desafios do sistema público de saúde local.
Participaram das atividades Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde; Iná Cardoso, diretora-técnica do Maceió Saúde; Weskley Coultiman, assessor de Tecnologia da Informação do Maceió Saúde; Célia Fernandes, diretora do Hospital da Cidade; Júlia Veríssimo, gerente assistencial do Hospital da Cidade; Mirela Rossi, gerente de projetos do Hospital Albert Einstein; Maria Luiza, gerente assistencial do Hospital Albert Einstein; e Maurilio Flores, consultor de Analytics em Economia em Saúde do Einstein.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.