PAM Salgadinho promove palestras sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida

Evento encerrou as atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 28/09/2022 às 15:34
PAM Salgadinho promove palestras sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida
Ações mobilizaram profissionais e usuários do Pam Salgadinho. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

‘Diga SIM à vida’, ‘Desistir jamais’, ‘Você pode’. Foram algumas das mensagens afixadas nas paredes do PAM Salgadinho, na manhã desta quarta-feira (28), no encerramento das atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo, que é dedicada a intensificação das ações de prevenção ao suicídio e valorização da vida. O evento contou com palestras ministradas por psicólogos e assistentes sociais da unidade de saúde, além de apresentações audiovisuais sobre o tema e coffe break.

A diretora-geral do PAM Salgadinho, Marcela Holanda, ressaltou que todas as atividades realizadas na unidade, durante o mês de setembro, tiveram o intuito de transmitir informações cruciais sobre o tema para resgatar o interesse dos usuários pelo cuidado com a saúde mental.

“Desde o início do mês, estamos realizando ações em todos os blocos do PAM Salgadinho com o objetivo de falar para os usuários que nossa vida é o bem mais precioso que temos e, por isso, devemos valorizar e cuidar desse presente. Acreditamos que o suicídio não acontece de uma hora para outra e ações como essas nos ajudam a esclarecer dúvidas sobre o tema e estender a mão para aqueles que estiverem precisando de apoio e acompanhamento”, pontuou.

Diretora-geral do Pam Salgadinho, Marcela Holanda, destacou atividades do Setembro Amarelo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Diretora-geral do Pam Salgadinho, Marcela Holanda, destacou atividades do Setembro Amarelo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Eliane Gonzaga, usuária do PAM Salgadinho, escutou emocionada as orientações repassadas pelos profissionais. Ela afirmou que há muito tempo vinha sentindo necessidade de acompanhamento psicológico e se sentiu encorajada a procurar ajuda a partir do evento.

“Eu vim acompanhar meu pai em uma consulta e não esperava nunca que iria me deparar com essa palestra que fala exatamente do que estou passando hoje. Venho sentindo necessidade de ser ouvida e de extravasar emoções que estão se acumulando e me emocionei por isso. Agradeço a equipe que, prontamente, me acolheu e já agendou o dia do meu atendimento aqui no PAM”, contou Eliane, ainda emocionada.

Elaine Gonzaga marcou atendimento para cuidar da saúde mental. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Elaine Gonzaga marcou atendimento para cuidar da saúde mental. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A psicóloga do PAM Salgadinho, Bruna Muniz, foi uma das profissionais que conversou com os participantes. Durante sua palestra, ela enfatizou a importância de adotar condutas diárias que contribuam para a manutenção da saúde mental.

Psicóloga do Pam Salgadinho, Bruna Muniz, ministrou palestra aos usuários. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Psicóloga do Pam Salgadinho, Bruna Muniz, ministrou palestra aos usuários. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“Estamos aqui para falar sobre hábitos que aumentam nossa qualidade de vida e, consequentemente, melhoram nossa saúde mental, pois a prevenção é o melhor caminho. Praticar atividades físicas, melhorar hábitos alimentares, prezar pela qualidade do sono e incluir opções de lazer na rotina são atitudes que impactam decisivamente no bem-estar dos indivíduos. Além disso, o autoconhecimento e a comunicação de frustrações, pensamentos e sentimentos fazem toda diferença para a manutenção da saúde mental”, enfatizou.

Durante a ação, os profissionais também repassaram aos presentes informações sobre os atendimentos voltados ao cuidado da saúde mental disponíveis no PAM Salgadinho. Atualmente, a unidade de saúde conta com 13 psicólogos para atender demandas específicas e assistir aos usuários.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.