PAM Salgadinho disponibiliza vacinação contra Influenza aos sábados durante todo este mês

Objetivo é ampliar os índices de imunização contra o vírus da gripe; imunização ocorre de 8h às 12h

Marília Ferreira / Ascom SMS 05/05/2023 às 11:56
PAM Salgadinho disponibiliza vacinação contra Influenza aos sábados durante todo este mês
Campanha iniciou dia 10 de abril e segue até 31 de maio. Foto: Ascom SMS

Para ampliar os índices de vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a partir deste sábado (06) a imunização contra o vírus da gripe durante todos os sábados deste mês, de 8h às 12h, no PAM Salgadinho, unidade em média complexidade situada no Poço. 

A campanha, que iniciou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio, tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrentes da Influenza, na população-alvo da vacinação. Trata-se de um imunizante trivalente com formulação eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

“Os índices de vacinação contra a Influenza ainda estão baixos. Por isso, o PAM Salgadinho também passa a ofertar a imunização aos sábados deste mês de campanha para alcançar mais pessoas não vacinadas. A vacinação é a melhor maneira de prevenir e impedir que o vírus circule. Orientamos que  todo o público-alvo contemplado procure as salas de imunização da capital para atualização da vacinação”, destacou a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

Até o momento, o Município registra, apenas, 10,67% de cobertura vacinal contra a doença. Número bem inferior ao estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Locais de vacinação

A vacina contra a Influenza é aplicada de segunda a sexta, em todas as Unidades de Saúde de Maceió e com vacinação volante em dias específicos nas seguintes unidades:

US Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos) - Segunda, Terça e Quarta;

USF Guaxuma - Terça e Quinta.

A imunização também ocorre nos seguintes pontos fixos e volantes:

Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;

Pátio Shopping – segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h;

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 15h às 21h;

Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas – das 8h às 20h;

Brota na Grota – das 9h às 16h.

Cadastro de idosos acamados

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

 Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;

 Telefone: (82) 3312-5589;

 E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br

Recomendações

Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência), sob supervisão médica, preferencialmente.

Para este público, deverá ser realizado agendamento com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado no Hospital da Mulher, através dos telefones (82) 3315-2983/3131-1385 ou através do email: criealagoas@gmail.com, anexando o exame de sangue IgE específico para componentes do ovo dos últimos três meses.

Confira público-alvo da campanha e documentação necessária.

Confira lista de comorbidades contempladas.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.