PAM Salgadinho abre de forma inédita aos sábados com exames de imagem e laboratoriais

Redação 20/03/2021 às 15:35
PAM Salgadinho abre de forma inédita aos sábados com exames de imagem e laboratoriais
Prefeito reforçou realização de procedimentos aos sábados. Foto: Edvan Ferreira.

Prefeito JHC visita unidade e diz que serviço será mantido seis dias da semana

Maior unidade de média complexidade da América Latina, o PAM Salgadinho passou a funcionar de forma inédita aos sábados na gestão do prefeito JHC, atendendo a uma parcela significativa da população que não podia se deslocar até o posto durante a semana, com exames laboratoriais e de imagem.

Para se ter ideia, somente no Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim) foram realizados, neste sábado (20), 1.993 exames. A média de atendimentos aos sábados no laboratório é de 300 pessoas, ou seja, 1.200 a mais durante o mês. Também estão sendo efetuados exames por imagem aos usuários do SUS em Maceió.

O prefeito JHC esteve no local para acompanhar de perto os serviços. “Era um absurdo que um posto da dimensão do PAM Salgadinho ficasse fechado aos sábados, penalizando quem precisa do serviço e não consegue vir durante a semana porque trabalha, estuda. Por isso, determinei que abra de segunda a sábado. Esse posto é de uma importância imensa para a nossa população e vai ficar aberto os seis dias da semana para atender o maceioense”, afirmou JHC.

Somente no Laclim, quase 2 mil exames foram realizados. Foto: Edvan Ferreira.

A diretora do Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), Kelma Cristina Félix, informou que o agendamento para a realização dos exames, que era feito apenas cinco dias, foi ampliado para seis. “O agendamento era para segunda a sexta-feira. A gente abriu mais um dia, que vai ser permanente. Isso é um marco na gestão do prefeito JHC, porque a gente não tinha isso. As pessoas estão vindo, a demanda está boa, em um momento como esse que a saúde precisa”, ela diz.

O coordenador do Centro de Diagnóstico do PAM, Anderson Vital Cassimiro, informou que é o terceiro sábado que a unidade funciona com os procedimentos de raio-x, tomografia computadorizada, eletrocardiograma e mamografia. Segundo ele, além de desafogar o fluxo durante a semana, ajuda os profissionais que estão trabalhando durante a semana e têm o sábado para realizar os procedimentos.

Exames laboratoriais e de imagem estão sendo ofertados aos sábados. Foto: Edvan Ferreira.

Aos sábados, o PAM Salgadinho funciona das 7h às 12h; e durante a semana, de 6h às 19h.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.