Pam Dique Estrada promove palestra alusiva ao Agosto Lilás

Profissionais orientaram sobre identificação dos tipos de violência e promoveram troca de experiências

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 26/08/2022 às 14:36
Pam Dique Estrada promove palestra alusiva ao Agosto Lilás
Ação alusiva ao Agosto Lilás. Foto: Pam Dique Estrada

O PAM Dique Estrada, localizado na Ponta Grossa, realizou na manhã desta sexta-feira (26), uma ação alusiva à campanha Agosto Lilás. Por meio de palestras em sala de espera, os profissionais falaram com as usuárias sobre como identificar os tipos de violência e formas de opressão feminina buscando levar informações e orientações sobre o combate à violência contra a mulher. 

Além da palestra informativa foram disponibilizados alguns vídeos ilustrativos para que de  forma pedagógica sejam mostrados os tipos de violência contra à mulher, que vão desde os abusos físicos até abusos psicológicos e violência patrimonial. Ao longo da exibição foram exemplificadas as opressões e abusos que muitas mulheres vivenciam. O entusiasmo das usuárias despertaram trocas de experiência no momento da apresentação.

Profissionais da unidade de saúde na ação da campanha Agosto Lilás. Foto: Pam Dique Estrada
Profissionais da unidade de saúde na ação da campanha Agosto Lilás. Foto: Pam Dique Estrada

Segundo a gerente do Pam Dique Estrada, a unidade tem intensificado os cuidados com as mulheres, sendo disponibilizado um espaço para acolhimento e orientações, denominado “Portas Abertas Para Denúncias”, que tem o objetivo de acolher e acompanhar mulheres que sofrem violência, de modo a assegurar  sua integridade física e psicológica, encaminhando-as para delegacias da Mulher e órgãos de proteção.

Usuárias tiram dúvidas sobre os tipos de violência contra a mulher. Foto: Pam Dique Estrada
Usuárias tiram dúvidas sobre os tipos de violência contra a mulher. Foto: Pam Dique Estrada

A diretora da unidade de saúde, Angélica Ramos, pontua que é importante direcionar, cuidar, informar as vítimas de violência e combater esse crime. Para ela, toda mulher deve possuir conhecimento de seus direitos, já que a prevenção é informação, principalmente, para o público que reside em bairros de vulnerabilidade social.

"Como uma unidade de saúde devemos ter esse olhar analítico e sensível, pois ocasiona em doenças psicológicas, opressão e até mesmo influenciar na saúde física, no direito de ir e vir e, consequentemente, na dependência e objetificação”, ressalta a diretora do Pam Dique Estrada.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.