Palestra orienta empresas de água potável sobre fiscalização de caminhõs-pipas

Atividade tem como objetivo melhorar qualidade do serviço para os maceioenses

Cássia Oliveira/Ascom SMS 12/08/2022 às 16:28
Palestra orienta empresas de água potável sobre fiscalização de caminhõs-pipas
Foto: GVSA

Com a responsabilidade de fiscalizar e monitorar a água potável destinada ao consumo humano, reduzindo o risco sanitário que possa causar danos ao maceioense e ao meio ambiente, a Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental (GVSA) promoveu, em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador do Município (Cerest Regional Maceió), uma palestra para as empresas de distribuição de água potável por caminhão-pipa na cidade.

A atividade foi planejada após a gerência detectar, nas inspeções rotineiras sobre esses estabelecimentos e sistemas de abastecimento, que havia dúvidas em relação as competências da GVSA, quanto às exigências documentais e adequações definidas pelo Ministério da Saúde e ainda sobre a responsabilidade das mesmas com seus funcionários.

“Faz parte da nossa atribuição estar atentos e realizar abordagens aos caminhões-pipa e todos os sistemas de abastecimento de água para assegurar que a população receba um produto de qualidade e livre de riscos à saúde. E isso é feito por meio de rotas diárias e visitas às empresas, para manter uma relação profissional dentro dos parâmetros estabelecidos e garantir que as normas estejam sendo cumpridas”, ressalta a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Andrea Eufrazio.

Gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Andrea Eufrazio, explica procedimentos exigidos às empresas da área. Foto: GVSA
Gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Andrea Eufrazio, explica procedimentos exigidos às empresas da área. Foto: GVSA

Um total de sete das nove empresas de distribuição de água potável que atuam em Maceió estiveram presentes. Na oportunidade, a GVSA apresentou suas competências e ações, abordando a importância e aplicabilidade dos documentos exigidos. A explanação abrangeu ainda a responsabilidade das empresas diante de seu consumidor e o quanto é imprescindível que se mantenham dentro das normas exigidas pelo Ministério da Saúde.

“A ideia foi mostrar que todos os trabalhos que a VSA realiza tem cunho educativo e colaborativo, para melhorar a qualidade dos serviços prestados por eles e garantir a segurança e qualidade da água que fornecem. Apresentamos as condutas diante das inconformidades encontradas nas inspeções das equipes e procuramos reforçar os riscos sanitários concernentes a área de trabalho deles, para que possam aprimorar o serviço”, complementou Andrea.

Equipe do Cerest Regional Maceió foi parceira na atividade. Foto: GVSA
Equipe do Cerest Regional Maceió foi parceira na atividade. Foto: GVSA

Ela destaca que coube à equipe do Cerest Regional Maceió – a coordenadora Sthefane Mello, a fonoaudióloga Vanessa Porto e o tecnólogo em Segurança no Trabalho, José Valdomiro – fazer orientações sobre vigilância em saúde do trabalhador e a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), além da necessidade de regularização da documentação da empresa e de manter dados completos dos funcionários.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.