Ouvidoria do SUS recebe certificado de Acreditação Institucional da Fiocruz

Reconhecimento foi dado graças ao trabalho de excelência desempenhado pelo órgão no atendimento às demandas dos usuários do SUS

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 07/07/2022 às 10:06
Ouvidoria do SUS recebe certificado de Acreditação Institucional da Fiocruz
Entrega do certificado de Acreditação. Foto: Victor Vercant/SMS

A Ouvidoria do SUS de Maceió recebeu nessa quarta-feira (6), na sede da Secretaria de Saúde (Centro), o certificado de participação no processo de Acreditação Institucional das Ouvidorias do SUS. O reconhecimento se deve ao fato da Ouvidoria de Maceió ser a primeira, entre as 24 Ouvidorias do país a cumprir todas as etapas do processo que resulta na concessão do Selo de Acreditação Institucional. A iniciativa é uma parceria da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Fernando Bessa, pesquisador da Fiocruz e coordenador do projeto de Acreditação Institucional, destaca que o fato de Maceió ter sido a primeira Ouvidoria participante do processo a cumprir todas as etapas representa um incentivo a outras entidades. “Essa resultado comprova a competência e excelência do serviço prestado pela Ouvidoria de Maceió. Estamos trabalhando com 24 Ouvidorias estaduais, municipais e hospitalares por todo o Brasil e Maceió saiu na frente e completou sua autoavaliação, avaliação externa e a acreditação propriamente dita”, destaca.

Fernando Bessa, pesquisador da Fiocruz  e coordenador do projeto de Acreditação Institucional. Foto: Victor Vercant/SMS
Fernando Bessa, pesquisador da Fiocruz e coordenador do projeto de Acreditação Institucional. Foto: Victor Vercant/SMS

A Ouvidoria do SUS de Maceió é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma das mais bem-sucedidas experiências na área de ouvidorias do país. O órgão vem fazendo a diferença no Município, consolidando seu papel como um dos principais canais de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde. A Acreditação Institucional visa integrar as ouvidorias num sistema com alto padrão de qualidade para ser referência em desempenho e resolutividade.

Josiene Moreira, Ouvidora do SUS, fala sobre a emoção de receber esse reconhecimento. “Não foi um processo fácil, foi muito a se enfrentar, mas é uma sensação maravilhosa poder receber esse certificado que representa não só um respeito a ouvidoria de Maceió, mas todas do Brasil, que são importantes canais de comunicação com os usuários. Somos a primeira do Brasil a receber essa aprovação, estamos muito felizes”, comemora.

Josiene Moreira, Ouvidora do SUS. Foto: Marília Ferreira/SMS
Josiene Moreira, Ouvidora do SUS. Foto: Marília Ferreira/SMS

Apoio da gestão

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes comemora a conquista para o Município. “Quando a equipe da Ouvidoria me procurou eu abracei o desafio, porque eu sabia da competência e qualidade do trabalho desenvolvido. Estamos mudando a saúde, pois gostamos de gente, acreditamos nas pessoas e temos profissionais envolvidos em melhorar a assistência à população. Esse certificado é só o começo e estou muito emocionada com esse reconhecimento dado ao nosso Município”, destaca a secretária.

Célia Fernandes. Secretária de Saúde de Maceió. Foto: Victor Vercant/SMS
Célia Fernandes. Secretária de Saúde de Maceió. Foto: Victor Vercant/SMS

Rumo ao selo de Acreditação

O Selo de Acreditação será concedido até o final de 2022 e como a Ouvidoria de Maceió foi a primeira a concluir o processo, o certificado significa uma homenagem à sua presteza. A cerimônia oficial de entrega do Selo está planejada para acontecer no Rio de Janeiro com a participação de todas as ouvidorias do SUS participantes do processo.

Sobre a Ouvidoria do SUS de Maceió

Criada em 8 de fevereiro de 2005, a Ouvidoria do SUS em Maceió passou por um longo período de estruturação até ser oficializada pela Portaria nº 009, em dezembro de 2006. De lá para cá, o setor vem fortalecendo sua missão, promovendo o acolhimento dos usuários em reclamações, denúncias, elogios, solicitações e sugestões relativos aos serviços prestados pela rede SUS do Município, levando essa informação ao conhecimento das áreas técnicas e órgãos competentes, eliminando a burocracia e assegurando agilidade às respostas dessas manifestações.

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