Ouvidoria do SUS de Maceió: saiba mais sobre o canal de comunicação entre usuários e gestão pública

Setor faz a articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde, visando garantir qualidade dos serviços prestados pela Saúde de Maceió

Marília Ferreira/Ascom SMS 14/01/2023 às 09:00
Ouvidoria do SUS de Maceió: saiba mais sobre o canal de comunicação entre usuários e gestão pública
Ouvidoria é o principal canal de comunicação entre usuários e a Saúde. Foto: Reprodução/Internet

Responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS, a Ouvidoria do SUS de Maceió tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.

Criada oficialmente em 2006, a Ouvidoria do SUS no Município consolidou, ao longo dos anos, seu papel como um dos principais canais de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde, visando garantir a qualidade dos serviços prestados não só na estrutura interna da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – unidades de saúde e outros serviços – mas também nos serviços ambulatoriais e hospitalares contratualizados pelo SUS.

De acordo com a ouvidora do SUS de Maceió, Josiene Barbosa, a Ouvidoria atua na mediação entre o usuário e a gestão, a fim de garantir a escuta dos cidadãos e buscar a resolutividade de suas demandas.

“A Ouvidoria do SUS de Maceió tem como objetivo principal facilitar o acesso do usuário ao serviço público, simplificando seus procedimentos. Ela faz essa ponte entre a gestão e o cidadão, com isso, age como mediadora nessas relações para que a qualidade na comunicação entre ambas as partes sejam asseguradas. E a sua missão é viabilizar os direitos dos cidadãos para serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e até coletivas atendidas. Além disso, a Ouvidoria  é um instrumento de gestão que qualifica todo o serviço da rede pública de saúde”, afirma.

Reconhecimento

Em 2022, a Ouvidoria do SUS de Maceió recebeu o certificado de participação no processo de Acreditação Institucional das Ouvidorias do SUS. O reconhecimento se deve ao fato da Ouvidoria de Maceió ser a primeira, entre as 24 ouvidorias do país, a cumprir todas as etapas do processo que resulta na concessão do Selo de Acreditação Institucional, que será entregue em 2023. 

O Ministério da Saúde reconheceu a Ouvidoria do SUS de Maceió como uma das mais bem-sucedidas experiências na área de ouvidorias do país. Dessa forma, o setor vem fazendo a diferença no Município, consolidando seu papel como um dos principais canais de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde.

“Estamos à disposição da população para receber reclamações, denúncias, elogios, solicitações e sugestões relativos aos serviços prestados pela rede SUS do Município, dando o encaminhamento adequado à demanda e garantindo agilidade na resposta para o usuário. Representamos o olhar desse usuário que faz uso do sistema público de saúde”, reforça a ouvidora.

Como entrar em contato?

A Ouvidoria do SUS de Maceió funciona no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Dias Cabral, 569 - Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone (82) 3312-5441 ou através dos e-mails ouvidoria@sms.maceio.al.gov.br e ouvidoriaativasus@gmail.com.

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