Ouvidoria do SUS de Maceió participa de processo de Acreditação Institucional
Instituída em 2006, a Ouvidoria do SUS de Maceió se tornou o principal canal de comunicação, transparência e controle social entre a população de Maceió e a gestão pública de saúde
Buscando o reconhecimento dos bons serviços prestados à população, representantes da Ouvidoria do SUS e da Gestão e Planejamento em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram na tarde dessa quarta-feira (9), de forma remota, com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para dar andamento ao processo de Acreditação Institucional, que visa incluir Maceió no Sistema Nacional de Acreditação em Ouvidorias do SUS.
Maceió, devido ao bom trabalho desenvolvido no atendimento e resolução das demandas de usuários do SUS por meio dessa ferramenta de gestão, se tornou um referencial de qualidade, podendo ser a primeira Ouvidoria do SUS a ganhar o selo no Brasil.
Sônia Moura, diretora de Gestão e Planejamento em Saúde do município, participou da reunião e avalia de forma muito positiva esse novo passo da saúde municipal. “Estar prestes a conseguir esse selo é resultado de muito trabalho feito com responsabilidade e gestão compartilhada. Ficamos felizes enquanto profissionais e, com certeza, é um grande desafio que foi possível também graças ao apoio da gestão do prefeito JHC ao nosso trabalho”, comemora.
“Esse selo de Acreditação Institucional mostra que é possível fazer um SUS de qualidade, com escuta, com avaliação, com mudança. E isso só faz a gente querer melhorar a cada dia o trabalho que estamos desenvolvendo, pois assim melhoramos a assistência aos usuários, que é um grande desejo de todos nós”, completa Sônia Moura.
Esse reconhecimento vem do Ministério da Saúde, que selecionou a Ouvidoria do SUS de Maceió como uma das sete ouvidorias do país – na esfera municipal – para participar do processo de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS, que visa integrar as ouvidorias num sistema com alto padrão de qualidade e que seja referência em desempenho e resolutividade.
Alto grau de resolutividade
Josiene Moreira, Ouvidora do SUS de Maceió, atribui essa conquista ao alto grau de resolutividade das demandas recebidas e ao acolhimento humanizado aos usuários. “Buscar qualidade no serviço traz esse resultado, esse reconhecimento. Sermos indicados para esse selo representa a valorização de tudo que a gente já fez pelos usuários do SUS”, afirma.
Para a Ouvidora do SUS, é um momento de muita alegria. “É sinal que estamos no caminho certo, de que estamos conseguindo melhorar a assistência. Seremos a primeira Ouvidoria a receber esse selo e só tenho a agradecer muito a essa gestão que nos dá autonomia e apoio para a execução desse trabalho. Já definimos agendas de trabalho, enviamos relatórios e estamos aguardando a visita in loco da equipe técnica da Fiocruz para a concessão do selo”.
Durante o encontro, Fernando Bessa e Inácio Motta, representantes da Fiocruz, também falaram sobre ao bom trabalho desenvolvido pela Saúde Municipal, sendo uma referência pra as demais Ouvidorias do país.
Sobre o Selo de Acreditação
Após o processo de avaliação documental dos relatórios enviados pela Ouvidoria do SUS, a equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fará uma visita in loco para avaliar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Após a aprovação, essa importante ferramenta de gestão ganha o selo de Acreditação Institucional.
Essa iniciativa, além de contar a coordenação e orientação de pesquisadores da área de educação da Fiocruz, é demandada pelo Ministério da Saúde através de sua Diretoria de Integridade (Dinteg) e é operacionalizada pela Coordenação Geral de Ouvidorias do SUS – CGOUV.
Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS
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