Ouvidoria do SUS de Maceió participa de atualização de sistema do MS
A convite do Ministério, equipe de Maceió atuará como facilitadora do processo de implantação da nova ferramenta em Alagoas
A equipe da Ouvidoria do SUS de Maceió foi convidada a participar, até o final deste mês, do treinamento virtual sobre o novo sistema informatizado para ouvidorias do SUS. Realizada pela Ouvidoria-Geral do SUS do Ministério da Saúde, a capacitação, direcionada para as ouvidorias estaduais, terá a participação da equipe de Maceió que, ao final, atuará como facilitadora do processo de implantação da nova ferramenta em Alagoas.
De acordo com o ofício encaminhado pela Coordenação-Geral de Ouvidoria do SUS, o convite feito à equipe de Maceió é um reconhecimento ao trabalho proativo que é realizado no acolhimento e tratamento adequado das manifestações dos usuários acerca das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e posterior disponibilização dessas informações aos gestores, como subsídio para novas ações.
“Ganhamos credibilidade e reconhecimento nacional do Ministério da Saúde por assegurar quase 100% de resolutividade às demandas registradas. Diante disso, e do perfil que desenvolvemos, como facilitadoras da implementação da rede de ouvidorias nos serviços contratualizados pelo SUS em Maceió, fomos credenciadas para atuar como multiplicadoras nessa nova ferramenta. Pra nós é uma honra participar desse desafio, que só demonstra que estamos seguindo , na busca pela qualidade dos serviços do SUS”, ressalta a ouvidora do SUS em Maceió, Josiene Barbosa.
A capacitação é feita ambiente virtual com formato EAD, já com a utilização da nova plataforma do sistema e terá duração de 30 dias. Os participantes do curso terão acesso às novas ferramentas que foram incorporadas para assegurar mais funcionalidade e praticidade aos procedimentos de registros das manifestações dos usuários.
De acordo com Josiene, o novo sistema – desenvolvido em módulos de aprendizagem pela equipe da Ouvidoria-Geral do SUS, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – também traz um maior conhecimento sobre o que é e o que faz uma Ouvidoria e sobre o Sistema OuvidorSUS. As legislações pertinentes, como o Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos e a nova Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, também são abordadas.
“Essa nova versão da plataforma do Sistema OuvidorSUS está sendo muito bem-vinda, não só pela funcionalidade na análise das demandas e encaminhamento para as áreas responsáveis, mas principalmente pela qualidade que trará ao atendimento dos usuários, em especial na atual gestão, que é absolutamente voltada ao cuidado com a população de Maceió”, destacou a ouvidora.
Após a finalização da capacitação, toda a equipe da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde – a ouvidora Josiene Barbosa, as técnicas Andrezza Rocha e Ana Clara Paiva e a supervisora Deborah Macedo – passará a atuar como facilitadora na implantação da nova plataforma junto às demais ouvidorias de secretarias municipais e estaduais de saúde e de outras instituições que compõem a rede de ouvidorias do Sistema, atendendo à estratégia de ampliação da aprendizagem do Ministério da Saúde.
Sobre a Ouvidoria do SUS
Instituída em 2006, a Ouvidoria do SUS de Maceió se tornou o principal canal de comunicação, transparência e controle social entre a população de Maceió e a gestão pública de saúde.
Maceió, devido ao bom trabalho desenvolvido no atendimento e resolução das demandas de usuários do SUS por meio dessa ferramenta de gestão, se tornou um referencial de qualidade, podendo ser a primeira Ouvidoria do SUS a ganhar o selo no Brasil, passando, inclusive, por um processo de Acreditação Institucional junto ao Ministério da Saúde e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
Cássia Oliveira – Ascom SMS
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.