Ouvidoria do SUS celebra Dia do Ouvidor com processo de Acreditação Institucional

Redação 15/03/2021 às 18:10
Ouvidoria do SUS celebra Dia do Ouvidor com processo de Acreditação Institucional

Referência, Ouvidoria de Maceió caminha para Acreditação Institucional

No dia dedicado ao Ouvidor – 16 de março – a Ouvidoria do SUS em Maceió comemora os novos rumos que essa ferramenta de gestão deve alcançar em breve: a Acreditação Institucional, que visa incluir Maceió no Sistema Nacional de Acreditação em Ouvidorias do SUS.

Instituída em 2006, como parte integrante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Ouvidoria do SUS de Maceió se tornou ao longo dos anos o principal canal de comunicação, transparência e controle social entre a população de Maceió e a gestão pública de saúde.

Implantada com essa missão, a ouvidoria não existe para punir, mas para acolher as pessoas e auxiliar a gestão, sinalizando o que precisa melhorar. Não à toa, a Ouvidoria do SUS em Maceió há tempos é considerada uma das mais bem sucedidas experiências da área de ouvidorias do país, sendo utilizada como referência, não só para outros órgãos municipais, mas também para outras cidades alagoanas.

Documento elaborado pela Fiocruz orienta todo o processo de Acreditação Institucional

E esse reconhecimento vem mais uma vez do Ministério da Saúde, que selecionou a Ouvidoria do SUS de Maceió como uma das sete ouvidorias do país – na esfera municipal – para participar do processo de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS, que visa integrar as ouvidorias num sistema com alto padrão de qualidade, e que seja referência em desempenho e resolutividade.

“Consideramos esse convite um reconhecimento ao trabalho realizado até agora, que demonstra estarmos no caminho certo. Com o apoio e autonomia que o secretário Pedro Madeiro nos deu, aceitamos o desafio em fevereiro e seguimos no cumprimento de todas as etapas do processo. E não poderia ter data melhor pra anunciar esse grande feito que estamos prestes a alcançar”, ressalta a ouvidora Josiene Moreira Barbosa.

Ouvidora Josiene Moreira destaca apoio do secretário Pedro Madeiro à iniciativa. Foto: Divulgação

Sob a coordenação e orientação de pesquisadores da área de educação da Fiocruz – que desenvolve o processo em conjunto com o MS, CONASS, CONASEMS, OPAS e CNS – foi criada uma Equipe de Gestão de Qualidade (EGQ), composta por membros da Ouvidoria e representantes de setores estratégicos da SMS. Atualmente, a equipe segue trabalhando no levantamento de pontos “fortes” e “fracos” da ferramenta, com a meta de buscar um maior aperfeiçoamento em sua utilização.

Para os ouvidores do município – que representam a voz dos cidadãos e funcionários que fazem uso dos serviços públicos de saúde, transformando suas manifestações em ferramentas da gestão -, segue o reconhecimento e agradecimento da Secretaria Municipal de Saúde.

Equipe de Gestão de Qualidade analisa cada detalhe da atuação da Ouvidoria. Foto: Divulgação

“Em nome da SMS, parabenizamos também a todos os ouvidores que integram nossa rede de serviços contratualizados, que têm nos ajudado a garantir mais agilidade e resolutividade às demandas, contribuindo para a melhoria da assistência em saúde no município”, afirma Josiene Moreira.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

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