Ouvidoria do SUS celebra Dia do Ouvidor com processo de Acreditação Institucional
Referência, Ouvidoria de Maceió caminha para Acreditação Institucional
No dia dedicado ao Ouvidor – 16 de março – a Ouvidoria do SUS em Maceió comemora os novos rumos que essa ferramenta de gestão deve alcançar em breve: a Acreditação Institucional, que visa incluir Maceió no Sistema Nacional de Acreditação em Ouvidorias do SUS.
Instituída em 2006, como parte integrante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Ouvidoria do SUS de Maceió se tornou ao longo dos anos o principal canal de comunicação, transparência e controle social entre a população de Maceió e a gestão pública de saúde.
Implantada com essa missão, a ouvidoria não existe para punir, mas para acolher as pessoas e auxiliar a gestão, sinalizando o que precisa melhorar. Não à toa, a Ouvidoria do SUS em Maceió há tempos é considerada uma das mais bem sucedidas experiências da área de ouvidorias do país, sendo utilizada como referência, não só para outros órgãos municipais, mas também para outras cidades alagoanas.
E esse reconhecimento vem mais uma vez do Ministério da Saúde, que selecionou a Ouvidoria do SUS de Maceió como uma das sete ouvidorias do país – na esfera municipal – para participar do processo de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS, que visa integrar as ouvidorias num sistema com alto padrão de qualidade, e que seja referência em desempenho e resolutividade.
“Consideramos esse convite um reconhecimento ao trabalho realizado até agora, que demonstra estarmos no caminho certo. Com o apoio e autonomia que o secretário Pedro Madeiro nos deu, aceitamos o desafio em fevereiro e seguimos no cumprimento de todas as etapas do processo. E não poderia ter data melhor pra anunciar esse grande feito que estamos prestes a alcançar”, ressalta a ouvidora Josiene Moreira Barbosa.
Sob a coordenação e orientação de pesquisadores da área de educação da Fiocruz – que desenvolve o processo em conjunto com o MS, CONASS, CONASEMS, OPAS e CNS – foi criada uma Equipe de Gestão de Qualidade (EGQ), composta por membros da Ouvidoria e representantes de setores estratégicos da SMS. Atualmente, a equipe segue trabalhando no levantamento de pontos “fortes” e “fracos” da ferramenta, com a meta de buscar um maior aperfeiçoamento em sua utilização.
Para os ouvidores do município – que representam a voz dos cidadãos e funcionários que fazem uso dos serviços públicos de saúde, transformando suas manifestações em ferramentas da gestão -, segue o reconhecimento e agradecimento da Secretaria Municipal de Saúde.
“Em nome da SMS, parabenizamos também a todos os ouvidores que integram nossa rede de serviços contratualizados, que têm nos ajudado a garantir mais agilidade e resolutividade às demandas, contribuindo para a melhoria da assistência em saúde no município”, afirma Josiene Moreira.
Cássia Oliveira – Ascom SMS
Secretaria Municipal de Saúde
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